Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/18917
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_FernandaScafeOliveira.pdf1,04 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Visão de empreendedores do DF sobre o modelo de negócios Canvas
Autor(es): Oliveira, Fernanda Scafe
Orientador(es): Moreira, Marina Figueiredo
Assunto: Empreendedorismo
Modelo de negócios
Data de apresentação: 30-Nov-2017
Data de publicação: 9-Jan-2018
Referência: OLIVEIRA, Fernanda Scafe. Visão de empreendedores do DF sobre o modelo de negócios Canvas. 2017. 90 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O ambiente empresarial apresenta-se cada vez mais competitivo e em constante mudança. Assim, para se manterem no mercado, os empreendedores estão buscando ferramentas que auxiliem na criação ou reformulação dos seus negócios, de forma a se diferenciarem dos concorrentes. Nesse contexto, os Modelos de Negócios surgem como fonte de vantagem competitiva. O Modelo de Negócio Canvas, proposto por Osterwalder e Pigneur, apresenta-se como um instrumento renomado, uma vez que alcançou pesquisadores e colaboradores em mais de 45 países. Esta pesquisa foi desenvolvida tendo como objetivo principal analisar a percepção de empreendedores das micro e pequenas empresas do Distrito Federal sobre a utilidade do Canvas e seus segmentos. A pesquisa utilizada foi de caráter descritivo e qualitativo. Foram entrevistados cinco empreendedores que conhecem a metodologia Canvas e aplicaram-na em seu empreendimento. O instrumento de pesquisa utilizado foi um roteiro de entrevistas semiestruturadas e o procedimento de interpretação das evidências foi a análise de conteúdo. Os resultados apontaram que a utilidade do Modelo Canvas está centrada em oferecer ao empreendedor a visualização do seu negócio, a fim de auxiliá-lo na tomada de decisões estratégicas. Concluiu-se, por meio das entrevistas, que o Canvas possibilita a visibilidade de pontos antes não observados, gerando valor diferencial para o negócio.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2017.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons