Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/18916
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_EmmanuelGonçalveseSilva.pdf751,95 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação da orientação cultural para inovação em organizações públicas e privadas no Distrito Federal
Autor(es): Silva, Emmanuel Gonçalves e
Orientador(es): Neiva, Elaine Rabelo
Assunto: Cultura organizacional
Vantagem competitiva
Inovação
Data de apresentação: 4-Dez-2017
Data de publicação: 9-Jan-2018
Referência: SILVA, Emmanuel Gonçalves e. Avaliação da orientação cultural para inovação em organizações públicas e privadas no Distrito Federal. 2017. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Os estudos sobre cultura organizacional e inovação intensificaram-se nos últimos anos, sendo a inovação vista como fator principal em vantagem competitiva e necessidade de sucesso organizacional. Esta pesquisa buscou descrever os níveis de percepção dos fatores de orientação cultural à inovação em organização pública, Senado Federal, e privadas, Caixa Seguradora e Brasil Telecom Call Center (BTCC), além de comparar as características de uma cultura orientada à inovação. A abordagem empregada foi a quantitativa, com aplicação de uma Escala de Orientação Cultural à Inovação (EOCI) de sete pontos. A escala foi construída a partir de definições existentes na literatura nacional e estrangeira em relação aos temas de cultura organizacional e inovação, possuindo consistentes indícios de validade, obtidos por testes estatísticos, para utilização no âmbito de organizações brasileiras. A análise de dados, obtida pelo software SPSS (Statistical Package for the Social Sciencies), revelou a percepção dos funcionários quanto a fatores de orientação cultural para inovação (Rituais e Histórias; Estratégias de Informação; Símbolos e Heróis; Autonomia; Normas e Comunicação). Os resultados apontam as maiores percepções de orientação cultural para inovação advinda dos participantes das organizações privadas e níveis moderados e baixos de percepção dos indivíduos da empresa pública.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão Pública, Departamento de Administração, 2017.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons