Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/18907
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_AndréLourençoGuedes.pdf819,46 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Cultura organizacional e o sistema de clusters das empresas juniores brasileiras : uma relação possível?
Autor(es): Guedes, André Lourenço
Orientador(es): Ferreira, Rodrigo Rezende
Assunto: Empresa Júnior
Cultura organizacional
Cluster
Data de apresentação: 5-Dez-2017
Data de publicação: 9-Jan-2018
Referência: GUEDES, André Lourenço. Cultura organizacional e o sistema de clusters das empresas juniores brasileiras: uma relação possível? 2017. 46 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: As empresas juniores (EJs) são associações civis sem fins lucrativos geridas por alunos de graduação de instituições de ensino superior. No Brasil, as EJs são classificadas em clusters, que são categorizações de nível de maturidade da EJs baseadas em indicadores. Por outro lado, são relativamente poucos os estudos que abordam a questão da cultura organizacional em EJs. Diante disso, o presente trabalho buscou analisar a possível relação entre a percepção de cultura organizacional de uma amostra de EJs brasileiras e as suas respectivas posições no sistema de clusters da Confederação Brasileira de Empresas Juniores. A metodologia usada foi empírica, correlacional, quantitativa e transversal. Para diagnosticar a cultura organizacional foi aplicado o questionário estilo survey, auto administrado, utilizando como base o Modelo de Valores Competitivos, por meio do instrumento Organizational Culture Assessment Instrument adaptado para o contexto das EJs. Para verificar a relação entre as variáveis foi realizado o teste não paramétrico de Kruskal-Wallis. Os resultados demonstraram não haver relação estatisticamente significativa entre a cultura organizacional e o posicionamento das EJs no sistema de clusters, atingindo o objetivo desta pesquisa. Os resultados apontam que o investimento em cultura organizacional pela EJs, com o objetivo de melhorar o posicionamento no sistema de clusters, não é recomendado. Além disso, a pesquisa enriquece a produção acadêmica acerca das EJs como objeto de estudo e ajuda as organizações desse tipo a direcionarem seus investimentos e esforços em gestão organizacional, principalmente no que diz respeito à cultura organizacional. Ao final, são discutidos os limites da pesquisa e é apresentada uma agenda para estudos futuros.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2017.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons