Título: | Clima organizacional e motivação de colaboradores: estudo de caso em empresa de turismo – Brasília/DF |
Autor(es): | Gebrim, Gabrielle Alvarenga |
Orientador(es): | Pontes, Shirley |
Assunto: | Clima organizacional Motivação no trabalho Empresas de turismo |
Data de apresentação: | 6-Jun-2007 |
Data de publicação: | 6-Abr-2009 |
Referência: | GEBRIM, Gabrielle Alvarenga. Clima organizacional e motivação de colaboradores : estudo de caso em empresa de turismo – Brasília/DF. 2007. 113 f. Monografia (Especialização em Gestão de Negócios em Turismo)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007. |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo diagnosticar o clima organizacional e motivação de colaboradores em empresa de turismo em Brasília/DF. Aborda assuntos como clima, cultura e mudança organizacional, motivação, estresse, liderança, dentre outros. A metodologia abrangeu pesquisa documental/bibliográfica e resumo histórico da empresa estudada, com a intenção de ambientar os leitores sobre o tema abordado. Em seguida, aplicou-se questionário (pesquisa quantitativa) aos funcionários em geral, incluindo os estagiários, e semi-estruturado (pesquisa qualitativa) aos gerentes. Foi feita a tabulação de 102 questionários quantitativos por meio do software SPSS, e o qualitativo com 09 respondentes recebeu avaliação pessoal da autora, e posteriormente tiveram os dados cruzados entre si. O resultado apresentou índices positivos em vários aspectos que devem ser mantidos pela organização, entre eles a gestão administrativa satisfatória, o comprometimento dos colaboradores com o aumento da produtividade e faturamento da empresa, a liberdade de comunicação entre os colaboradores e as chefias e o interesse dos colaboradores em melhorar a qualidade dos serviços. As indicações negativas
apresentadas, como carência de cursos para capacitação, comunicação e as relações entre as pessoas, merecem especial atenção de forma que sejam minimizadas ou até que se extingam. Foram apresentadas propostas de intervenção tendo como objetivo melhor administrar os fatores positivos e negativos, motivando os colaboradores a desempenharem suas funções de forma mais eficiente, otimizando as ferramentas oferecidas pela organização e aumentando a
produtividade nos setores e na empresa. Convém ressaltar que os pontos abordados nesta pesquisa influenciam diretamente no clima organizacional, no desenvolvimento das atividades, na prestação de serviços e percepção do consumidor final. Pretende-se que os resultados desta pesquisa sirvam como fonte de informação aos gestores da empresa em questão, fornecendo subsídios para adequações e melhorias nas rotinas internas e desenvolvimento das atividades
diárias, fatores determinantes para o sucesso organizacional. |
Abstract: | This work aims to diagnose the organizational atmosphere and motivation of the staff in a Tourism Company in Brasília/DF. Subjects such as atmosphere, culture e organizational change, motivation, stress, leadership, among others have been mentioned in it. The methodology has covered documental/bibliographic research
and historical summary of the company at focus, with the intention to set the
environment for readers about the corresponding theme. Thus, a quantitative
questionnaire has been applied to employees in general, including trainees, and a
qualitative semi-structured survey has been applied to managers. The tabbing of 102
quantitative questionnaires was made by the SPSS software and the qualitative one
with 9 responding has received personal evaluation by the author, and therefore the
data has been linked with the quantitative one. The result has presented positive
indexes in several aspects that must be maintained by the organization, being among
them the satisfactory administrative management, the commitment of the staff with
the increase of productivity and the company’s budget, the freedom of
communication of the staff and leaders, and the staff’s interest in improving the
quality of the services. The negative indications presented, such as lack of
capacitating courses, communications and interpersonal relationships, deserve
special attention in a way that they must be diminished or even extinguished.
Intervention proposals for better management of the positive and negative factors were presented, motivating the staff to perform their functions in a more efficient way, optimizing the tools offered by the organization and increasing the productivity in the company and its areas. It must be emphasized that the subjects in this survey have directly influenced the organizational atmosphere, in the development of the activities, in the offering of services and in the perception of the final consumer. It is intended that the results of this survey serve as a source of information to the company’s managers, offering subsides to adequations and improvement in the internal activities, which are determinant factors to the organizational success. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2007. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2007.06.TCC.189 |
Aparece na Coleção: | Gestão de Negócios em Turismo
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.