Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/18894
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_BeatrizMonteiroLemos.pdf701,29 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Misoginia, feminismo e representações sociais : o processo de impeachment de Dilma Rousseff na imprensa brasileira (2010-2016)
Autor(es): Lemos, Beatriz Monteiro
Orientador(es): Silva, Edlene Oliveira
Coorientador(es): Gregoli, Roberta
Assunto: Rousseff, Dilma Vana, 1947-
Impeachment
Feminismo
Misoginia
Representações sociais
Imprensa
Rousseff, Dilma Vana, 1947- política e governo
Mulheres
Mulheres na política
Data de apresentação: 11-Dez-2017
Data de publicação: 8-Jan-2018
Referência: LEMOS, Beatriz Monteiro. Misoginia, feminismo e representações sociais: o processo de impeachment de Dilma Rousseff na imprensa brasileira (2010-2016). 2017. 34 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Este artigo se propõe a analisar as representações misóginas da presidenta Dilma Rousseff na grande imprensa brasileira, sob uma perspectiva histórica e a partir das concepções de representações sociais, de Denise Jodelet, e de tecnologias de gênero, de Teresa de Lauretis. Analisa-se imagens e textos sobre Rousseff veiculadas em revistas e blogs brasileiros entre 2010 e 2017 e com ênfase no período de processo de impeachment. A pesquisa busca refletir sobre como a imprensa contribui para a perpetuação de estereótipos sobre as mulheres, sua aparência, sexualidade, sanidade mental e capacidade intelectual, especialmente aquelas que historicamente ocupam funções públicas e políticas como Rousseff. Por fim, o artigo aponta a importância da democratização da mídia como um instrumento de conquista da igualdade de gênero no Brasil.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2017.
Aparece na Coleção:História



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons