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https://bdm.unb.br/handle/10483/18890
Título: | “Somos todas rainhas” (2011) : tecnologia de gênero e ensino de história no empoderamento de mulheres negras |
Autor(es): | Lopes, Adrielly Nascimento Cardoso |
Orientador(es): | Oliveira, Susane Rodrigues de |
Assunto: | Representações sociais História - estudo e ensino Mulheres negras África Mulheres |
Data de apresentação: | 13-Dez-2017 |
Data de publicação: | 8-Jan-2018 |
Referência: | LOPES, Adrielly Nascimento Cardoso. “Somos todas rainhas” (2011): tecnologia de gênero e ensino de história no empoderamento de mulheres negras. 2017. 24 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. |
Resumo: | Este artigo apresenta uma análise das representações de mulheres negras difundidas na obra Somos Todas Rainhas (2011), uma cartilha que busca ressaltar a importância de mulheres negras africanas e afro-brasileiras que foram historicamente esquecidas e invisibilizadas no ensino de história em nossas escolas. Nessa análise, dirigida aos sentidos, significados, finalidades, importância e condições de produção de tais representações, percebemos que a cartilha funciona como uma “tecnologia de gênero” (LAURETIS, 1994) ao construir subjetividades fortes, por meio de uma narrativa histórica educativa, voltadas para o empoderamento de mulheres negras no combate ao racismo/sexismo. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2017. |
Aparece na Coleção: | História
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