Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/18889
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_EsdrasdaSilvaBarbosa.pdf1,4 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorOliva, Anderson Ribeiro-
dc.contributor.authorBarbosa, Esdras da Silva-
dc.identifier.citationBARBOSA, Esdras da Silva. Ensino de História e RAP: classe, raça e gênero como possibilidades de diálogo nas aulas de História. 2017. 86 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2017.pt_BR
dc.description.abstractA proposta central do presente trabalho foi realizar uma reflexão sobre algumas experiências envolvendo o uso do RAP no ensino de história. Partimos do entendimento de que essas produções são instrumentos pedagógicos impulsionadores de variados debates, com destaque para aqueles referentes às questões de raça, classe e gênero, sendo ainda diferenciadores das aulas tradicionais de história. Nossa hipótese é que o RAP, pensado também como material pedagógico, pode ajudar diretamente na dinâmica das aulas, uma vez que suas letras e melodias aproximam os estudantes que estiveram envolvidos com a pesquisa, na sua maioria composta por negras/os e periféricas/os, de situações cotidianas vivenciadas nas periferias das grandes cidades brasileiras.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordHistória - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordRap (Música)pt_BR
dc.subject.keywordEducaçãopt_BR
dc.subject.keywordClasses sociaispt_BR
dc.subject.keywordGênero - desigualdadept_BR
dc.subject.keywordNegrospt_BR
dc.titleEnsino de História e RAP : classe, raça e gênero como possibilidades de diálogo nas aulas de Históriapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2018-01-08T18:41:07Z-
dc.date.available2018-01-08T18:41:07Z-
dc.date.submitted2017-12-13-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/18889-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
Aparece na Coleção:História



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons