Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/18796
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_GracielaAzevedoOliveira_tcc.pdf322,38 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Os males ocasionados pela duração prolongada de gestos motores, sedentarismo dos funcionários do corpo administrativo da prefeitura municipal de Paranatinga-MG
Autor(es): Oliveira, Graciela Azevedo
Orientador(es): Soares, José Manoel Montanha da Silveira
Assunto: Qualidade de vida no trabalho
Saúde e trabalho
Stress ocupacional
Ginástica laboral
Servidores públicos - bem-estar no trabalho
Serviço público
Data de apresentação: 25-Mar-2015
Data de publicação: 21-Dez-2017
Referência: OLIVEIRA, Graciela Azevedo. Os males ocasionados pela duração prolongada de gestos motores, sedentarismo dos funcionários do corpo administrativo da prefeitura municipal de Paranatinga-MG. 2015. [44] f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Primavera do Leste-MT, 2015.
Resumo: As empresas passam por um problema de afastamento de funcionários por conta de contraírem algumas doenças ou males ocasionados pela duração prolongada de gestos motores, sedentarismo dos funcionários do corpo administrativo da prefeitura municipal de Paranatinga-MT e com isso elas buscam meios para minimizar esses problemas. Um dos objetivos desse trabalho foi de verificar os riscos dos funcionários públicos do setor ao desenvolver algum tipo de DORT através da condição de trabalho encontrada. Entre as consequências observou-se várias queixas sobre dores no corpo. Verificou-se que muitas empresas após implantação da ergonomia obtiveram melhores resultados em relação à produção de serviços e qualidade. Por isso, a presente pesquisa propõe uma reflexão em torno da qualidade de vida no trabalho correlacionada à prática de atividades físicas. Na reflexão teórica demonstrou-se que num contexto de competitividade, as empresas precisam empreender esforços com o propósito de se manterem estruturadas no mercado. A busca pela excelência do trabalho por parte do colaborador exige aspectos que viabilizem a execução de suas tarefas de forma adequada e que lhe favoreça qualidade de vida. É necessário extinguir quaisquer aspectos que interferem negativamente no interior da dessas empresas, gerando como consequências fatores inviáveis ao sucesso da mesma. A ginástica laboral favorece a melhoria das condições de trabalho, desencadeando aumento na produtividade. A pesquisa é classificada como qualitativa, descritiva, conduzida por uma abordagem reflexiva e investigativa. Como procedimentos para coleta de dados foram aplicados questionário e entrevista. Os resultados apontaram que ao adotar a atividades físicas, como a ginástica laboral, as empresas analisadas só terão benefícios, pelo fato de contribuir com um ambiente mais saudável, melhorando a qualidade de vida de seus colaboradores.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Universidade Aberta do Brasil, 2015.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons