Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/18789
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_BrunoArrudaDaSilva_tcc.pdf1,66 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Implementação de método numérico multidimensional para determinação de parâmetros de encruamento de materiais dúcteis por ensaio de tração
Autor(es): Silva, Bruno Arruda da
Orientador(es): Malcher, Lucival
Assunto: Materiais dúcteis
Plasticidade
Método da Máxima Descida
Materiais - encruamento
Data de apresentação: Jun-2017
Data de publicação: 21-Dez-2017
Referência: SILVA, Bruno Arruda da. Implementação de método numérico multidimensional para determinação de parâmetros de encruamento de materiais dúcteis por ensaio de tração. 2017. xiii, 70 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Este Projeto de Graduação em Engenharia Mecânica aborda a utilização de métodos numéricos de otimização para a determinação de parâmetros de encruamento de materiais dúcteis em regime plástico por ensaio de tração, com o objetivo de implementar um método baseado em programação numérica multidimensional, que para o presente trabalho foi escolhido como o Método da Máxima Descida, também conhecido como Método de Cauchy. Portanto, foram utilizados a combinação entre um modelo matemático de encruamento dos materiais e um modelo elastoplástico, compondo o modelo constitutivo elastoplástico de von Mises tridimensional com endurecimento isotrópico não-linear de Ludwick, e o Método de Elementos Finitos (MEF) para a simulação do ensaio de tração uniaxial, de modo a comparar os resultados numéricos obtidos e os dados experimentais para a determinação dos parâmetros de encruamento dos materiais usando o método numérico implementado.
Abstract: This Mechanical Engineering Graduation Project approaches the use of numerical optimization methods to determine strain-hardening parameters of ductile materials at plastic regime by tensile testing, with the objective to implement a multi-dimensional numerical programming based method, which for the present work was chosen as the Steepest Descent Method, also known as Cauchy Method. Therefore, it was used a combination between a material strain-hardening numerical model and an elastoplastic model, compounding the von Mises’s elastoplastic constitutive model with Ludwick’s non-linear isotropic hardening, and the Finite Elements Method (FEM) for the uniaxial tensile testing simulation, in order to compare the numerical results obtained and the experimental data to determine the strain-hardening parameters of materials using the implemented numerical method.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2017.
Aparece na Coleção:Engenharia Mecânica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons