Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/18774
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_VeronicaTanaraCarvalhoMouraLima_tcc.pdf555,79 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A mística e a feminilidade em Las Moradas de Santa Teresa de Ávila
Autor(es): Lima, Verônica Tanara Carvalho Moura
Orientador(es): More, Anna Herron
Assunto: Santa Teresa d’ Ávila
Literatura
Misticismo
Feminilidade
Data de apresentação: 26-Jun-2017
Data de publicação: 21-Dez-2017
Referência: LIMA, Verônica Tanara Carvalho Moura. A mística e a feminilidade em Las Moradas de Santa Teresa de Ávila. 2017. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Este trabalho tem o objetivo de analisar a obra Las Moradas o Castillo Interior, de Santa Teresa de Ávila, destacando a linguagem mística e feminina no texto literário. Para tanto, apresenta-se, de início, um breve histórico dos contextos sociais e culturais dos séculos XVI e XVII, mais especificamente do período do Século de Ouro Espanhol; em seguida, o caminho histórico percorrido pelo misticismo com o intuito de trazer sua definição e fixação na história da literatura, em especial o auge de sua produção - séculos XVI e XVII; posteriormente, a biografia de Santa Teresa, em conjunto com uma abordagem dos seus contatos com a leitura e do desenvolvimento de sua produção literária; finalmente, apresenta-se a análise de Las Moradas o Castillo Interior, delimitando-se, sobretudo, o diálogo do texto com o seu tempo e a linguagem mística e feminina presentes na obra. Como resultado deste estudo, pretende-se constatar que em Las moradas enxergamos, sem exageros, uma grande obra de literatura que mostra a mulher e sua condição de poder e de escrita no século XVI, para contribuir com os estudos da literatura mística e feminina.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2017.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons