Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/18770
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_AlineBatistaHoffertCruz_tcc.pdf1,17 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Do pré-expressivo ao expressivo de uma aluna-atriz : uma busca pela presença cênica no espetáculo Cinema Pelado
Autor(es): Cruz, Aline Batista Hoffert
Orientador(es): Hartmann, Luciana
Assunto: Antropologia teatral
Expressão corporal
Intérprete teatral
Processo criativo
Atores - prática profissional
Data de apresentação: 6-Dez-2017
Data de publicação: 20-Dez-2017
Referência: CRUZ, Aline Batista Hoffert. Do pré-expressivo ao expressivo de uma aluna-atriz: uma busca pela presença cênica no espetáculo Cinema Pelado. 2017. 46 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Artes Cênicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Esta monografia tem como objetivo refletir acerca da presença cênica a partir dos estudos da Antropologia Teatral e do conceito de pré-expressividade. Busca elencar algumas qualidades ditas como necessárias ao trabalho pré-expressivo do/a ator/atriz, como por exemplo: a dilatação, a energia, o corpo extracotidiano, etc, chegando às ações físicas e à um resultado cênico. Para poder analisar a presença cênica a partir de uma perspectiva prática e vivenciada, o trabalho analisará o processo criativo e também as apresentações do espetáculo Cinema Pelado, resultado da disciplina Diplomação I do Curso de Bacharelado em Artes Cênicas da UnB, realizada no primeiro semestre de 2017. Serão apontados momentos de percepção da presença e também como essa foi construída em meu corpo ao longo do processo, além de momentos em que notei sua ausência e como isso refletiu em meu trabalho interpretativo.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2017.
Aparece na Coleção:Artes Cênicas - Interpretação Teatral



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons