Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/18769
Título: | A criação de dramatúrgia na sala de aula : uma abordagem teatral |
Autor(es): | Lemos, Eiler Rodrigo Mendes |
Orientador(es): | Guimarães, Ana Maria Agra |
Assunto: | Dramaturgia Jogos Literatura Socialização Teatro na educação |
Data de apresentação: | 1-Dez-2017 |
Data de publicação: | 20-Dez-2017 |
Referência: | LEMOS, Eiler Rodrigo Mendes. A criação de dramatúrgia na sala de aula: uma abordagem teatral. 2017. 69 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Artes Cênicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. |
Resumo: | O presente trabalho de conclusão de curso em Artes Cênicas apresenta uma pesquisa desenvolvida no Programa de Iniciação à Docência- PIBID, com foco na construção da dramaturgia em sala de aula a partir da readaptação de obras literárias por alunos cursando o terceiro ano do ensino médio no Centro de Ensino Médio Setor Leste, Brasília-DF. Essa abordagem discorre sobre o fazer teatral em uma troca significativa entre professor, aluno e escola, que vai ao encontro das problemáticas do texto motivador e as vivências do grupo durante a montagem. A exploração da obra literária vem incentivar e aguçar um novo molde criativo do contexto, abrindo espaço para questionamento do “eu” poético no enredo dramatúrgico. O projeto propicia um plano metodológico sequencial montado estrategicamente para abordar e estimular a criação do texto a partir de questionamento da obra. São utilizados jogos de interação em grupo; contação de histórias, o uso de objetos inanimados, por fim a reestruturação da obra com fragmentos textuais criados pelos alunos. Ao longo da experimentação, o aluno entra em contato com diversas estruturas artísticas que servem de norte a sua autoria: livros, desenhos, filmes, artes plásticas, imagens, material teórico e fatos do cotidiano. A pesquisa segue fluxo estruturado em referenciais de autores e arte educadores do teatro, que dão suporte teórico ao decorrer do desenvolvimento. Ao final do processo, o aluno terá contato com a própria criação, reconhecendo sua autoria, passando de espectador a autor, na terminologia de Augusto Boal. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2017. |
Aparece na Coleção: | Artes Cênicas
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons