Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/18767
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_MatheusViniciusDaSilva_tcc.pdf1,26 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Emicida e ancestralidade musical : dos tambores de pele aos tambores digitais
Autor(es): Silva, Mathews Vinicius Justiniano Fonseca da
Orientador(es): Silva, Gustavo de Castro e
Assunto: Ancestralidade
Identidade cultural
Rap (Música)
Música afro-brasileira
Música
Etnomusicologia
Data de apresentação: 3-Jul-2017
Data de publicação: 20-Dez-2017
Referência: SILVA, Mathews Vinicius Justiniano Fonseca da. Emicida e ancestralidade musical: dos tambores de pele aos tambores digitais. 2017. 67 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Esta monografia se propõe a elaborar uma compreensão da ancestralidade por meio da música, explorando os elementos musicais que caracterizam a música africana presentes na música nacional, buscando reconhece-los na produção musical de Emicida. Para tal, utilizaremos de autores da etnomusicologia que buscaram elaborar conceitos acerca de traços musicais africanos, bem como teóricos que desenvolveram pesquisas no sentido de fundamentar o ethos africano e afro-brasileiro, e assim aplicaremos seus conceitos em uma análise musical e outra textual sobre a obra de Emicida, rapper brasileiro que se baseia, entre outros temas, em uma preocupação cultural e racial para elaborar sua estética e obra.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisual e Publicidade, 2017.
Aparece na Coleção:Comunicação - Audiovisual



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.