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https://bdm.unb.br/handle/10483/18759
Título: | Projeto de um conjunto de mangas de eixo para um veículo Fórmula SAE |
Autor(es): | Diniz, Pedro Alves |
Orientador(es): | Henriques, Antonio Manoel Dias |
Assunto: | Projetos automotivos Veículos Automóveis - projetos e construção |
Data de publicação: | 20-Dez-2017 |
Referência: | DINIZ, Pedro Alves. Projeto de um conjunto de mangas de eixo para um veículo Fórmula SAE. 2017. xviii, 185 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. |
Resumo: | Este trabalho apresenta o projeto de um conjunto de mangas de eixo para um veículo de competição estudantil Fórmula SAE. A equipe de Fórmula SAE da Universidade de Brasília, a Apuama Racing, demanda para aplicação no seu novo protótipo de monoposto um conjunto de mangas de eixo usinadas em liga alumínio aeronáutico que devem ser projetadas com uma geometria que alie alta rigidez ao mínimo peso. Após uma revisão sobre geometria de suspensão, funções das mangas de eixo e seus tipos, materiais e processos de fabricação e uma análise do projeto das mangas de eixo da temporada anterior, foram propostos modelos conceituais de novas peças dentre os quais um foi escolhido para o desenvolvimento do projeto. A partir deste ponto é levada a cabo uma análise dos carregamentos envolvidos no problema, a definição de uma geometria preliminar para otimização topológica a nível de conceito e então uma análise de elementos finitos para validação da geometria obtida na otimização. |
Abstract: | This text presents the project of a set of wheel uprights for a Formula SAE student competition vehicle. University of Brasilia`s Formula SAE team, Apuama Racing, requires for its new formula car prototype a set of suspension uprights machined out of aerospace aluminum alloy billet which must ally both the highest stiffness and the lowest weight. After a review about suspension geometry, the function of the upright, types of uprights, materials and manufacturing processes used and an analysis of the predecessor design, a set of concept models were proposed for the new upright design and one of them was chosen. From then on the loads of the problem are acknowledged, a preliminary geometry is established and submitted to topology optimization at concept level, then the optimization result is subject to finite element analysis for validation. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2017. |
Aparece na Coleção: | Engenharia Mecânica
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