Título: | Ukiyo-e Heroes : uma conexão com o passado |
Autor(es): | Nascimento, Marcelo da Cruz |
Orientador(es): | Sá, Michele Eduarda Brasil de |
Assunto: | Japão - cultura Cultura japonesa Tecidos - estampa |
Data de apresentação: | 1-Dez-2017 |
Data de publicação: | 20-Dez-2017 |
Referência: | NASCIMENTO, Marcelo da Cruz. Ukiyo-e Heroes: uma conexão com o passado. 2017. 33 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Língua e Literatura Japonesa)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. |
Resumo: | Discorrendo acerca da cultura pop japonesa e do ukiyo-e, a arte das “imagens do mundo flutuante”, o presente trabalho apresenta e analisa as estampas da série Ukiyo-e Heroes do ilustrador norte americano Jed Henry. O trabalho apresenta de forma sucinta a evolução da cultura pop no país e o seu alcance a nível mundial. Em seguida discorre sobre o período histórico que permitiu a criação e desenvolvimento da arte do ukiyo-e, analisando através de suas características, estilos e técnicas, assim como, a aplicação dos conceitos de mitate e yatsushi, formas de expressões muito utilizadas neste período histórico, que permitiram a busca de informações necessárias para categorizar estas novas estampas como obras ukiyo-e e entender como uma arte tradicional japonesa cedeu seus traços para a cultura pop contemporânea, permitindo transformar personagens de vídeo games em arte. |
Abstract: | Reflecting about Japanese pop culture and ukiyo-e, the “floating world pictures” art, this work presents and analyses the Ukiyo-e Heroes serie woodblock prints, from the northamerican illustrator Jed Henry. It succinctly shows the pop culture promotion in Japan and its propagation worldwide; besides it discourses about the historical period that enabled the ukiyo-e art creation and development. Analysis by this art’s characteristics, styles and technics and the aplicattion of mitate and yatsushi concepts (forms of expression highly used in pre-modern Japanese period) enables to categorize those new woodblock prints as ukiyo-e works and to understand how a traditional Japanese art has ceded its traits to contemporary Japanese pop culture, making capable to turn videogame characters in art. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Licenciatura em Língua e Literatura Japonesa, 2017. |
Aparece na Coleção: | Letras - Japonês
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