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Título: Reflexos atemporais de Ono no Komachi : representações, tradução e intertextualidade
Autor(es): Souza, Paula Lobão Barroso de
Orientador(es): Joko, Alice Tamie
Assunto: Poesia japonesa
Literatura japonesa
Intertextualidade
Ono no, Komachi, 825-900
Akiko, Yosano, 1878-1942
Machi, Tawara, 1962-
Data de apresentação: 7-Jul-2017
Data de publicação: 20-Dez-2017
Referência: SOUZA, Paula Lobão Barroso de. Reflexos atemporais de Ono no Komachi: representações, tradução e intertextualidade. 2017. 39 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Língua e Literatura Japonesa)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: A literatura opera como um instrumento de representação e construção da realidade. Entretanto, muito daquilo que se foi escrito e posto como verdade é e será relido, reinterpretado e reescrito de acordo com a visão de uma época, gerando uma nova realidade distinta da anterior. Vê-se, portanto, na literatura, um ciclo sem fim de construções e desconstruções de realidades a partir do choque entre as vozes de quem a lê. A partir do questionamento do quanto do "outro" pode-se avistar no hoje, o presente trabalho investigou a presença e a influência de Ono no Komachi na literatura japonesa sob um prisma atemporal. Tomaram-se três poemas como universo de amostra: um da poeta clássica Ono no Komachi, um da poeta moderna Akiko Yosano e um da poeta contemporânea Machi Tawara. Por meio de traduções e análises intertextuais entre tais poemas, estas fundamentadas basicamente na teoria da intertextualidade de Julia Kristeva, demonstrou-se que tanto as temáticas expressas no poema da poeta clássica quanto seu entendimento acerca desses temas são vistos e aplicados em obras vigentes. Ademais, mediante fichamentos de livros e artigos, identificou-se que determinadas retratações de Ono no Komachi, construídas através de lendas a seu respeito e de peças de Nô que a tem por protagonista, ainda permanecem arraigadas na sociedade japonesa atual.
Abstract: Literature acts as a toll for reality's representation and construction. However, much of what was written and taken as truth will be reread, reinterpreted and rewritten according to the point of view of a time, making a new reality diverse from the previous one. Therefore, it is seen in literature an everlasting cycle of realities' constructions and deconstructions by the clash of voices from whom reads it. From questioning how much of the "other" can be seen at the present moment, this work analyzed Ono no Komachi's presence and influence in Japanese literature under a timeless perspective. It was taken three poems as sample range: one of the classical poet Ono no Komachi, one of the modern poet Akiko Yosano and one of the contemporary poet Machi Tawara. By translations and intertextual analyzes between those poems — analyzes based essentially on Julia Kristeva's intertextuality theory —, it has been shown that both themes expressed in the classical poet's poem and her understanding about these topics are seen and applied in current works. Moreover, through the reading of books and articles, it was recognized that certain Ono no Komachi's portrayals, set up by legends about her and Nô plays that take her as leading figure, remain rooted in current Japanese society.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Licenciatura em Língua e Literatura Japonesa, 2017.
Aparece na Coleção:Letras - Japonês



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