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Título: “Carece de ter coragem...” Diadorim e o feminismo em Grande Sertão : Veredas
Autor(es): Andrade, Caroline Neres de
Orientador(es): Araújo, Adriana de Fátima Barbosa
Assunto: Feminismo
Realismo na literatura
Rosa, João Guimarães, 1908-1967
Literatura brasileira
Rosa, João Guimarães, 1908-1967. Grande Sertão : Veredas
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 19-Dez-2017
Referência: ANDRADE, Caroline Neres de. “Carece de ter coragem...” Diadorim e o feminismo em Grande Sertão: Veredas. 2017. 46 f. Trabalho De Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Este trabalho tem como objeto de estudo o romance de Guimarães Rosa, Grande Sertão: Veredas (1956), e a partir da obra literária destacaremos o protagonismo e a importância da personagem de Diadorim na narrativa. Diadorim transcende a história narrada com uma enorme coragem e luta, e dentro dessa luta podemos vislumbrar algumas perspectivas do movimento feminista. Os traços das pautas do movimento feminista estão dispostos na obra de forma sutil e secundária, porém ela merece atenção e relevância no discurso da narrativa. A motivação deste trabalho está em analisarmos a personagem Diadorim, tão marcante em Grande Sertão: Veredas, para que possamos enxergar através de sua travessia os traços de uma realidade que rege o destino de sua vida. Um reflexo da realidade que apontaremos de acordo com a perspectiva de György Lukács, através do estudo do realismo que está dialeticamente ligado as conexões e relações entre os seres humanos. O percurso deste trabalho percorre a construção da personagem e os apontamentos diante da sua dualidade embasada teoricamente nos estudos da própria obra e da pesquisa de Adélia Meneses (2010). Através da personagem construiremos um panorama sobre a construção narrativa que envolve o estudo das vanguardas, do regionalismo e do realismo dispostos na obra, embasada a partir da abordagem teórica de Antonio Candido, Eduardo Coutinho (1993), David Arrigucci Jr. (1994), Luiz Roncari (2007), Alfredo Bosi (1993), dentre outros. Após a construção da personagem e do embasamento teórico em torno da narrativa, iniciaremos a análise de trechos que dispõe momentos na obra em torno de Diadorim que caracterizam o movimento feminista, que será apoiada teoricamente pelos estudos históricos de Constância Lima Duarte (2003), Cynthia Andersen Sarti (2004), Teresa de Lauretis (1987), Simone Beauvoir (1970); além da centralização do tema feminista, também daremos destaque ao discurso que percorre o tom do machismo disposto de forma cultural e naturalizada em Grande Sertão: Veredas.
Abstract: This work has as object of study the novel of Guimarães Rosa titled Grande Sertão: veredas (1956), and we will highlight the importance and protagonism of the Diadorim in the narrative from this literary work. Diadorim transcends the narrated history with great courage and struggle, and within this struggle, it is possible to glimpse some perpectives of the feminist movement. The traits of the feminist movements are arranged in this literary work in a secondary and subtle way, but the discourse of the narrative deserves attention and relevance. The motivation of this work is to analyze the character Diadorim which is so remarkable in Grande Sertão: Veredas, so we can see through his journey traits of a reality the leads to the destiny of his life. A reflection of the reality that we will point out according to the perspective of Gyorgy Lukács through the study of realism which is dialectically linked to the connections and relation between human beings. This work traces the character construction and points out the character duality based on the studies presented in this work and the Adélia Meneses research (2010). Through the character it will be build a panorama about the narrative construction that involves the study of the vanguards, the regionalism and the realism presented in the novel, based on the theoretical approach of Antonio Candido, Eduardo Coutinho (1993), David Arrigucci Jr 1994), Luiz Roncari (2007), Alfredo Bosi (1993), among others. After the character construction and the theoretical basis surrounding the narrative, we wil begin the analysis of sections in the novel that shows Diadorim moments that characterize the feminist movement, which will be theoretically supported by the historical studies of Constância Lima Duarte (2003), Cynthia Andersen Sarti (2004), Teresa de Lauretis (1987), Simone Beauvoir (1970); Besides the feminist theme centralization, it will be highlighted the discourse that goes through the male chauvinism tone present in the cultural and naturalized way in Grande Sertão: Veredas.
Informações adicionais: Trabalho De Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Respectiva Literatura.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2017.TCC.18715
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