Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/18708
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_JenniferBandeiraSantos_tcc.pdf709,58 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Audiogames como ferramenta de imersão para jogadores com deficiência visual : a importância do som nos jogos
Autor(es): Santos, Jennifer Bandeira
Orientador(es): Vigata, Helena Santiago
Assunto: Deficiência visual
Acessibilidade
Jogos eletrônicos
Audiogames
Data de apresentação: 27-Nov-2017
Data de publicação: 19-Dez-2017
Referência: SANTOS, Jennifer Bandeira. Audiogames como ferramenta de imersão para jogadores com deficiência visual: a importância do som nos jogos. 2017. 57 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Línguas Estrangeiras Aplicadas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Os jogos eletrônicos apresentam uma função lúdica e oferecem um divertimento atípico para seus usuários. É uma atividade que persiste e atrai crianças e adultos de várias gerações. Estes jogos estão presentes nos consoles de videogame, nos computadores e nos dispositivos móveis. Apesar dos avanços e dos novos desdobramentos presentes, as barreiras ainda são visíveis. Um jogador totalmente cego ou com baixa visão é prejudicado, pois grande parte dos jogos eletrônicos se apoiam unicamente em elementos gráficos. Essas pessoas buscam diversão e novas experiências como qualquer outra, porém, as restrições em alguns jogos as obrigam a se adequarem a uma estrutura que não é pensada para elas. Os audiogames são jogos que se utilizam de recursos sonoros que determinam as ações do jogo e a direção que o jogador precisa tomar, ou seja, se caracterizam pelo fato de que a interação principal se dá por meio do canal auditivo. Esse tipo de jogo é voltado para o público com deficiência visual e tem como propósito garantir a acessibilidade desses usuários. A imersão e diversão transmitida pelos jogos de áudio, assim como outras ferramentas que utilizam esses recursos sonoros, constituem uma maneira eficaz de atingir o público com deficiência visual, que tem o mesmo direito de acesso ao entretenimento. O presente trabalho tem como objetivo estudar como os audiogames se constituem como uma ferramenta de inclusão e de entretenimento para os jogadores com deficiência visual e como os recursos sonoros são elementares para o processo de imersão.
Resumén: Los juegos electrónicos presentan una función lúdica y ofrecen una forma de diversión atípica para sus usuarios. Es una actividad que persiste y atrae a niños y adultos de varias generaciones. Estos juegos están presentes en las consolas de videojuegos, las computadoras y los dispositivos móviles. A pesar de los avances y de las nuevas implementaciones presentes, las barreras todavía son visibles. Un jugador totalmente ciego o con baja visión es perjudicado por ellas, pues gran parte de los juegos electrónicos se apoyan solo en gráficos. Esas personas procuran diversión y nuevas experiencias como cualquier otra, pero las restricciones de algunos juegos las obligan a adecuarse a una estructura que no fue pensada para ellas. Los audiojuegos son juegos que emplean recursos sonoros para determinar las acciones del juego y la dirección que el jugador debe tomar, o sea, se caracterizan por el hecho de que la interacción principal se da por medio del canal auditivo. Este tipo de juego se dirige al público con discapacidad visual y tiene como propósito garantizar la accesibilidad de esos usuarios. La inmersión y diversión transmitida por los audiojuegos, así como otras herramientas que utilizan esos recursos sonoros, constituyen una manera eficaz de alcanzar al público con deficiencia visual, que tiene el mismo derecho de acceso al entretenimiento. El presente trabajo tiene como objetivo estudiar cómo se constituyen los audiojuegos como una herramienta de inclusión y de entretenimiento para los jugadores con discapacidad visual y en qué medida los recursos sonoros son elementales para el proceso de inmersión.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)— Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Línguas Estrangeiras Aplicadas ao Multilinguismo e à Sociedade da Informação, 2017.
Aparece na Coleção:Letras - Línguas Estrangeiras Aplicadas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons