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dc.contributor.advisorHonor, André Cabral-
dc.contributor.authorPolizelli, Helena Mila-
dc.identifier.citationPOLIZELLI, Helena Mila. A pintura seiscentista de Josefa de Óbidos: uma análise iconológica da representação do casamento místico nos painéis de Santa Teresa D’Ávila. 2017. 28 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2017.pt_BR
dc.description.abstractEste artigo aborda a análise iconográfica das obras de Josefa de Óbidos que retratam a união mística entre Santa Teresa d Ávila e o divino. De modo amplo procura-se entender o conceito desta expressão por meio da análise de três painéis. Para tanto, é necessário discorrer acerca do contexto histórico, que possibilitou que as obras fossem elaboradas e entender o que a retórica teatral desta união representa. Através da análise dos símbolos contidos nos quadros de Josefa será construído a argumentação sobre o significado do desposório místico. Desse modo, compreende-se que a obra de arte é mais do que uma simples representação e que seus simbolismos são carregados de significados.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordSanta Teresa d’ Ávilapt_BR
dc.subject.keywordReligiosidadept_BR
dc.subject.keywordPinturapt_BR
dc.subject.keywordArte e religiãopt_BR
dc.subject.keywordArte barrocapt_BR
dc.subject.keywordIgreja Católicapt_BR
dc.titleA pintura seiscentista de Josefa de Óbidos : uma análise iconológica da representação do casamento místico nos painéis de Santa Teresa D’Ávilapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2017-12-18T16:23:51Z-
dc.date.available2017-12-18T16:23:51Z-
dc.date.submitted2017-12-06-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/18692-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1This paper approaches the iconographic analysis of the works of Josefa de Óbidos that portray the mystic union between Santa Teresa d’Ávila and the divine. In a broadly way it seeks the understanding of the concept of this expression by the means of the analysis of three panels. Therefore, it is necessary to talk about the history context, that made possible to the works to be elaborated and to understand what the theatrical rhetoric of this union represents. Through the analysis of the symbols contained in the works of Josefa will be constructed the argumentation about the meaning of the mystic wedding. This, it is understood that the work of art is more than a simple representation and that their symbols are full of meanings.pt_BR
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