Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/18673
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_AndreWagnerCarvalhoDeOliveira_tcc.pdf1,08 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Efeito da escopolamina na memória de reconhecimento de objetos de micos-estrela (Callithrix penicillata)
Autor(es): Oliveira, André Wagner Carvalho de
Orientador(es): Barros, Marília
Assunto: Memória animal
Primata - comportamento
Data de apresentação: 22-Nov-2017
Data de publicação: 15-Dez-2017
Referência: OLIVEIRA, André Wagner Carvalho de. Efeito da escopolamina na memória de reconhecimento de objetos de micos-estrela (Callithrix penicillata). 2017. 51 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Farmácia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: A memória é definida como a capacidade de adquirir, guardar e usar uma determinada informação sobre o mundo. A memória declarativa, em particular, está relacionada à coleta consciente de informações sobre fatos e eventos e à capacidade de descrevê-los, sendo subdividida em semântica e episódica. Em animais, o teste de reconhecimento espontâneo de objetos (REO) avalia aspectos da memória de reconhecimento, que está relacionada à memória declarativa do tipo episódica. Esse método baseia-se na preferência natural dos animais em explorar um estímulo novo. Além disso, sabe-se que baixos níveis do neurotransmissor acetilcolina (ACh) prejudicam a aquisição de novas memórias de reconhecimento, dentre outros aspectos. A administração de escopolamina (ESC), um antagonista de receptores muscarínicos para ACh, pode mimetizar esses efeitos de forma temporária e reversível, tanto em estudos com animais, como em ensaios clínicos. Dessa forma, o objetivo do presente estudo foi verificar o desempenho de micos-estrela (Callithrix penicillata) no teste de REO, na presença e ausência da ESC. Os sujeitos foram divididos em dois grupos, um recebendo solução salina (SAL) e o outro 0,05 mg/kg de ESC, ambos 20 min antes do procedimento experimental. Os animais foram submetidos a uma sessão de habituação de 10 min e 24 h depois eles foram submetidos ao teste de REO em um Campo Aberto (CA). A tarefa de REO consistiu em uma sessão treino de 10 min em que foram apresentados dois objetos idênticos. Na sessão teste, que ocorreu 6 h depois, um dos objetos foi substituído por um novo (na mesma posição do objeto familiar) e os sujeitos puderam explorá-los por 10 min. Foi observado que, na sessão teste, os animais do grupo SAL exploraram significativamente mais o objeto novo em relação ao familiar, enquanto que os do grupo ESC exploraram os dois objetos equitativamente. Em ambos os grupos, não houve alteração na locomoção ou na exploração dos objetos entre as sessões treino e teste. Portanto, como em modelos animais, micos-estrela apresentam uma memória de reconhecimento para objetos neutros no seu ambiente após um intervalo de retenção de pelo menos 6 h. A ESC, por outro lado, induz um efeito amnésico semelhante ao já visto em roedores nesse mesmo teste e em primatas não-humanos (PNH) em tarefas de discriminação visual. O teste de REO é, portanto, um teste rápido, simples e de baixo custo que também pode ser empregado em PNH.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento em Farmácia, 2017.
Aparece na Coleção:Farmácia - Campus Darcy Ribeiro



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons