Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/18671
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_GabrielaLyrioAssreuy.pdf73,93 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Fábula : uma escova de dentes acessível para crianças de 2 a 6 anos de idade
Autor(es): Assreuy, Gabriela Lyrio
Orientador(es): Jardim, Symone Rodrigues
Assunto: Design
Escovas de dentes
Design de produtos
Saúde bucal
Data de apresentação: 23-Jun-2017
Data de publicação: 15-Dez-2017
Referência: ASSREUY, Gabriela Lyrio. Fábula: uma escova de dentes acessível para crianças de 2 a 6 anos de idade. 2017. 111 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Desenho Industrial)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O projeto desenvolvido para a Diplomação em Projeto de Produto consiste na criação de uma escova de dentes de baixo custo de produção para crianças entre 2 e 6 anos de idade que facilite o processo de aprendizagem da higienização bucal e estimule o hábito da escovação. Tendo o design social e os “refugiados sociais”, recorrentes no cenário brasileiro, como motivação inicial, o método de desenvolvimento do projeto consistiu em um processo interventivo, em que houve a exploração da realidade da população marginalizada no Brasil para posteriormente ser definido o foco em higiene bucal de crianças. A hipótese de projeto surge das pesquisas, principalmente de campo, não sendo definida na etapa inicial de desenvolvimento. O projeto foi pensado para ser viável de implementação por agentes de impacto social – sejam públicos ou privados – para ser distribuído gratuitamente em creches e escolas públicas. Para compreender as necessidades e anseios da criança, recorreu-se à áreas como a odontopediatria, psicologia do desenvolvimento e ergonomia visando levantar uma série de características desejáveis ao produto final. Foi realizada também uma pesquisa de mercado, buscando identificar produtos inovadores que fugissem do padrão haste única e cerdas de nylon. A partir das informações adquiridas foi desenvolvida uma escova de dentes do tipo monobloco com uma configuração e mecanismo de funcionamento semelhante a uma pinça, alterando a forma de manejo se compara a escovas padrão e apresentando cerdas já dispostas em 45º facilitando um dos movimentos de maior dificuldade de execução durante a escovação, segundo odontopediatras, a escovação lateral da gengiva ao dente. O produto final apresentado é coerente aos objetivos definidos, e também às capacidades motoras das crianças.
Abstract: The graduation project developed for the Product Design degree consists on the creation of a low manufacturing cost toothbrush designed for kid from 2 to 6 years old to learn more easily how to properly brush and stimulates the brushing habit. Having social design and “social refugees” as the initial motivation, the development design method consisted of an intervention process, in which the reality of the marginalized population in Brazil was explored to later define the focus in children oral hygiene. The project hypothesis arises from research, mainly from the field, and is not defined in the initial stage of development. The project was thought-out to be feasible implemented by social impact agents – whether public or private – to be distributed free of charge in public day cares and elementary schools. To comprehend kids’ needs and longings, I resorted to knowledge areas such as pediatric dentistry, developmental psychology and ergonomics aiming to raise a number of desirable features to be showcased in the final product. A market research was also carried out, seeking to identify innovative products that deviate from standard single rod and nylon bristles. From the information acquired, a monoblock toothbrush was developed with a configuration and mechanism similar to that of a tweezers, changing the way of handling compared to standard brushes and presenting bristles already arranged at 45 degrees, it facilitates one of the most difficult movements to perform during brushing, according to odontopediatricians, the lateral brushing from gum to tooth. The final product presented is consistent with the objectives set, as well as children motor skills.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Design, 2017.
Aparece na Coleção:Desenho Industrial - Projeto do Produto



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons