Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1867
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_OrlandoCoelhoAlvesBatista.pdf1,08 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Utilização da urina humana como fonte de nitrogênio para Brachiaria decumbens e Cynodon dactylon
Autor(es): Batista, Orlando Coelho Alves
Orientador(es): Oliveira, Carlos Alberto da Silva
Campos, Antônio Xavier de
Assunto: Plantas forrageiras
Nitrogênio na agricultura
Pastagens
Urina
Data de apresentação: 19-Jul-2011
Data de publicação: 24-Ago-2011
Referência: BATISTA, Orlando Coelho Alves. Utilização da urina humana como fonte de nitrogênio para Brachiaria decumbens e Cynodon dactylon. 2011. 28 f., il. Monografia (Bacharelado em Agronomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: O nitrogênio representa um fator limitante na produção da maioria das pastagens do Brasil. Ao mesmo tempo, a sua obtenção é onerosa, principalmente para pequenos agricultores. O experimento foi realizado com o objetivo de provar a capacidade da urina humana ser usada como fonte de nitrogênio. As forrageiras escolhidas foram o Brachiaria decumbens e o Cynodon dactylon em cultivos já estabelecidos. Os cultivos foram realizados durante o período de Dezembro e Abril de 2010/2011. Foram feitos três cortes com período de 40 e 35 dias para o Brachiaria decumbens e o Cynodon dactylon respectivamente. Foram aplicadas doses de nitrogênio de 0, 50, 100 e 150 kg ha-1 de uréia e urina humana. A concentração de nitrogênio na urina para fins de dimensão da adubação foi de 7,5 g L-1. A produção obtida foi semelhante para as duas fontes de nitrogênio.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2011.
Aparece na Coleção:Agronomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons