Resumo: | Partindo do pressuposto de que a atividade lúdica é um importante instrumento a ser utilizado como facilitador do processo de aprendizagem, o profissional de ensino em Educação Física precisa ter em sua gama de conhecimento a noção de que a relação professor-aluno é pautada por laços que aproximam os agentes e tem grande importância no desenvolvimento do indivíduo. Neste sentido, o estudo aborda, inicialmente, a relação existente entre processo pedagógico, aprendizagem e ludicidade, conceitos e teorias que venham a embasar a proposta de à implementação de uma prática pedagógica educativa que leve em consideração a importância do brincar e do jogo para o processo de ensino-aprendizagem no Ensino Fundamental e a importância da sala de aula como espaço lúdico. Ainda assim, sob o olhar teórico de autores sobre a ludicidade como: Gonçalves, Paulo Freire, Vygotsky entre outros, onde a análise pauta por uma proposta, onde se pode perceber o quanto a atividade lúdica é essencial para o desenvolvimento e o aprendizado dos educandos, pois através delas, a criança desenvolve o pensamento, a linguagem, a auto-estima, a iniciativa ao trabalhar em grupo e a conviver em sociedade. Dessa forma, inteligência cognitiva e ludicidade concorrem para o pleno desenvolvimento do aluno e, também do professor, devendo este zelar por um ambiente que favoreça a aprendizagem. |