Resumo: | O projeto “Relato sobre diálogos entre o design gráfico e o sound design em jogos digitais” se trata de uma experimentação no campo do sound design, visando estabelecer paralelos com o design gráfico. Nas universidades brasileiras pouco é discutido o universo acústico no contexto do design. Até mesmo em cursos como jogos digitais, onde pode-se considerar imprescindível o conhecimento em sound design, o tema é abordado muito superficialmente, com pouca ou nenhuma profundidade técnica. Este fato ocorre devido à falta de profissionais capacitados e à baixa produção teórica e acadêmica na área. Por consequência, encontra-se pouco material de estudo disponível para que as pessoas com interesse em sound design possam aprofundar os seus conhecimentos. Como pode-se observar, tal relação estabelece um ciclo que dificulta o progresso na área. Dado o conhecimento e repertório do autor, Eduardo Zolhof, na área de áudio, e tendo este, experiência internacional em projetos de diversos portes e participação em várias conferências acerca do tema, e sua inquietação referente ao pouco conteúdo disponível nas universidades brasileiras sobre sound design, foi então proposto por meio deste projeto de graduação, um diálogo entre os universos acústico e gráfico, de tal forma a informar e alertar sobre a importância do áudio no contexto do design, além de criar um material literário acadêmico que fique como referência para gerações futuras. Neste relato temos os principais conceitos referentes ao universo acústico, cuja compreensão se faz necessária para o entendimento do conteúdo apresentado nos textos subsequentes. Também se faz presente uma apresentação do processo geral de sound design de acordo com a experiência do autor e os livros presentes nas referências bibliográficas. Nele, são mostrados os principais aspectos aos quais se deve atentar ao longo de projetos de áudio para jogos digitais. Expõe-se os principais pontos recorrentes e é feita uma rápida análise sobre o processo criativo. Tendo em vista a experiência do autor, foram analisados dois projetos os quais o mesmo havia participado como sound designer: Stoker e Nova Empire. Ambos os jogos tiveram desenvolvimento independente à criação deste relatório, tendo suas análises realizadas após a finalização de suas produções. Tais escolhas devem-se simplesmente ao fato de o autor do relatório ter participado de suas produções. Estes projetos foram escolhidos pela diferença acentuada em suas identidades visuais, um tendo estilo 8-bits e outro sci-fi. Além disso, a diferença entre o escopo da produção dos projetos, um sendo de pequeno porte e outro de médio porte, também foi fator determinante. Por meio da análise entre ambos os projetos e o processo geral, é possível perceber com clareza as principais diferenças no áudio final de cada jogo e o quanto da natureza do projeto, inclusive referente à parte gráfica, tem influência sob o produto final. Por último há uma retomada dos pontos analisados ao longo do relatório e são feitas as considerações finais, onde verifica-se o sucesso do projeto, frente aos objetivos gerais propostos em sua introdução. |