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Título: Ferramenta de leitura não-linear para manuais de RPG em smartphones
Autor(es): Zerbini, Rafael Scholze
Orientador(es): Souto, Virgínia Tiradentes
Assunto: Role Playing Game (RPG)
Usabilidade (Computação)
Design
Smartphones
Aplicativos
Data de apresentação: 29-Jun-2017
Data de publicação: 13-Dez-2017
Referência: ZERBINI, Rafael Scholze. Ferramenta de leitura não-linear para manuais de RPG em smartphones. 2017. 56 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Desenho Industrial)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Este relatório apresenta as fases estratégicas de pesquisa e de desenvolvimento do aplicativo para smartphones IGOR - uma interface de gerenciamento e organização de RPG (Role-Playing-Game) - assim como, mais especificamente, a biblioteca e a ferramenta de leitura embarcada. IGOR surge como uma solução que permite que jogadores de RPG se mantenham interconectados e informados dos grupos de jogo de que participam, além de simplificar as dinâmicas exigidas para a realização de partidas. O aplicativo é uma plataforma composta por três áreas principais: área de aventuras e fichas, área de criação e gestão de aventuras e a área da biblioteca e ferramenta de leitura. A primeira delas, a área de aventuras e fichas, foi desenvolvida no contexto da disciplina de Programação Visual 4, no 2° semestre de 2016 e, portanto, é apenas brevemente descrita neste relatório. A área de criação e gestão de aventuras ainda não foi desenvolvida. O desenvolvimento da área da biblioteca e a ferramenta de leitura são o foco deste relatório. A biblioteca tem como principal função agrupar os manuais de RPG necessários para a criação e gerenciamento de partidas. Já a ferramenta de leitura não-linear desenvolvida, permite que o usuário navegue através dos livros por meio de uma interface adaptada aos smartphones. Recursos de marcação de páginas, anotações e pesquisas por palavras chave estão presentes para permitir uma navegação e consulta rápida e fluida. O trabalho realizado abrange a pesquisa acerca do contexto histórico do RPG, análise comparativa de ferramentas existentes no mercado, pesquisa de caráter exploratório, observações presenciais, entrevistas e questionários com usuários para aferir a adequação do aplicativo, além do desenvolvimento de projeto gráfico e de interface seguido de prototipagem. Concluiu-se com esse projeto a eficiência do aplicativo IGOR e a satisfação dos usuários.
Abstract: his report presents the strategic research and development phases of the smartphone application IGOR - a Role-Playing-Game management and organization interface - as well as more specifically the library and the embedded reading tool. IGOR emerges as a solution that enables RPG players to stay connected and informed on the game groups in which they participate, as well as simplifying the dynamics required for playing games. The application is a platform composed of three main areas: The area of adventures and sheets, the area of adventures creation and management and the area of library and reading tool. The first of these, the area of adventures and tokens, was developed in the context of Visual Programming 4, in the second half of 2016 and, therefore, is only briefly described in this report. The area of adventures creation and management has not yet been developed. The development of the library area and the reading tool are the focus of this report. The main function of the library is to group the RPG manuals necessary for creation and management of games. The non-linear reading tool developed allows the user to browse the books through a tailored interface for smartphones. Bookmarking features, notes and research for keywords are present to allow for navigation and fast and fluid query. The work carried out includes research on the historical context of RPG, comparative analysis of existing tools in the market, exploratory research, face-to-face observations, interviews and questionnaires with users to gauge the suitability of the application, as well as the development of graphic and interface design followed by prototyping. The effectiveness of the IGOR application and user satisfaction were achieved through this project.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Design, 2017.
Aparece na Coleção:Desenho Industrial - Programação Visual



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