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Título: Do nível silábico ao alfabético : a intervenção psicopedagógica mediando a construção
Autor(es): Brum, Kleybe de Sousa
Orientador(es): Vieira, Denise de Oliveira
Assunto: Crianças - intervenção psicopedagógica
Processo de ensino-aprendizagem - psicopedagogia
Aprendizagem - dificuldades
Leitura e escrita
Crianças - escrita
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 13-Dez-2017
Referência: BRUM, Kleybe de Sousa. Do nível silábico ao alfabético: a intervenção psicopedagógica mediando a construção. 2017. 58 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O presente estudo teve por objetivo desenvolver a competência de leitura e escrita em uma estudante do 3º ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental I com foco na transição da escrita do nível silábico para alfabético, conforme o referencial da psicogênese, por meio de uma intervenção psicopedagógica. O sujeito de pesquisa tinha oito anos de idade e estudava em uma escola da Secretaria de Educação do Distrito Federal, localizada no Riacho Fundo I. A estudante apresentava dificuldade de aprendizagem na aquisição da leitura e da escrita. Esta intervenção psicopedagógica realizada dividiu-se em três etapas: o contato inicial com o responsável, a entrevista com a aluna para coleta de dados sobre rotina e preferências associadas à aprendizagem e depois foram realizadas as sessões de avaliação. A partir da análise dos resultados da avaliação, elaborou-se o objetivo e as estratégias para as sessões de intervenção psicopedagógica. O método utilizado foi a pesquisa de intervenção, onde as sessões são encadeadas entre si, pois a análise de cada sessão subsidiava os objetivos e estratégias da próxima sessão. No total, foram realizadas seis sessões de intervenção, que foram transcritas e analisadas. Ao final do estudo, foi possível concluir que a estudante melhorou sua autoestima e avançou no processo da psicogênese da escrita, transitando do nível silábico para o alfabético.
Abstract: The present study aimed to develop the writing and reading skills of a 3rd year student in the early years of Elementary School I, by focusing, through a psychopedagogic intervention, on the transition from the syllabic to alphabetic level in the framework of psychogenesis. The subject of the research was eight years old and studied in a school that belongs to the Federal District’s Education Secretariat, located in Riacho Fundo I. The student presented learning difficulties in the acquisition of reading and writing skills. The psychopedagogic intervention that was carried out was divided into three steps: an initial contact with the student’s guardian, an interview with the student, which sought to collect data about her daily routine and preferences associated with learning methods and, afterwards, evaluation sessions were conducted. Based on the evaluation results, we elaborated the goals and strategies for the psychopedagogic intervention sessions. The investigation was based on the method of interventive research, where sessions are chained together, since the analysis of each session subsidizes the goals and strategies of the next one. In total, six intervention sessions were carried out, transcribed and analyzed. At the end of the study, it was possible to conclude that the subject improved her self-esteem and progressed in her process of writing psychogenesis, transitioning from the syllabic to alphabetic level.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, 2017.
Aparece na Coleção:Psicopedagogia Clínica e Institucional



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