Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1863
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_GiselleRibeirodosSantos.pdf327,65 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Orientação sexual para adolescentes no âmbito escolar
Autor(es): Santos, Giselle Ribeiro dos
Orientador(es): Marchese, Roselei Maria Machado
Assunto: Educação sexual para a juventude
Adolescentes - comportamento sexual
Data de apresentação: 7-Jul-2011
Data de publicação: 24-Ago-2011
Referência: SANTOS, Giselle Ribeiro dos. Orientação sexual para adolescentes no âmbito escolar. 2011. 32 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas)—Consórcio Setentrional de Educação a Distância, Universidade de Brasília, Universidade Estadual de Goiás, Brasília, 2011.
Resumo: O trabalho objetiva analisar a importância de conter no planejamento escolar ações pedagógicas sobre sexualidade que proporcione a construção da identidade própria do aluno e a erradicação de gravidez precoce e DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis). A adolescência é uma fase de mudanças físicas e psíquicas, tendo a escola e a família o papel de questionar e discutir sobre sexualidade de modo a esclarecer dúvidas, desmistificando crenças e tabus que possam restringir os adolescentes de informações inerentes ao seu corpo. Sobre a eficácia das estratégias de ensino para abordar sexualidade, foi realizado analise do Projeto Político Pedagógico de três escolas do Município de Formosa, a fim de verificar no planejamento ações pedagógicas sobre Orientação sexual e aplicando questionário aos alunos sobre sexualidade para sabermos o real conhecimento que os mesmos têm sobre esse tema. O resultado do questionário demonstrou que os adolescentes possuem pouca informação sobre sexualidade, sendo evidenciados casos de gravidez precoce e DSTs. Este fato evidencia que as escolas e as famílias não estão cumprindo o papel social de formar cidadãos para uma vida sexual preventiva e destituída de tabus.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Consórcio Setentrional de Educação a Distância, Universidade de Brasília, Universidade Estadual de Goiás, Curso de Licenciatura em Biologia a Distância, 2011.
Aparece na Coleção:Ciências Biológicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.