Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Bó, João Batista Lanari | - |
dc.contributor.author | Andrade, Gustavo Menezes de | - |
dc.identifier.citation | ANDRADE, Gustavo Menezes de. As populações marginalizadas nos filmes de Sérgio Ricardo. 2017. 44 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisual e Publicidade, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho analisa cinco filmes dirigidos por Sérgio Ricardo para compreender a forma como as populações marginalizadas são retratadas em sua obra. São eles Menino da calça branca , de 1961, Esse mundo é meu , de 1964, Juliana do amor perdido, de 1970, A noite do espantalho , de 1974, e Pé sem chão, de 2014. Sendo o artista contemporâneo e colaborador do movimento Cinema Novo, buscou-se contextualizar sua atuação em contraste com o que queria aquela geração de cineastas. As análises envolveram, de forma comparativa, aspectos como posicionamento de câmera, construção de personagem e trilha sonora, para determinar a construção do discurso fílmico em cada obra. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cinema brasileiro | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ricardo, Sérgio, 1932- | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cinema | pt_BR |
dc.subject.keyword | Análise fílmica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Representações sociais | pt_BR |
dc.title | As populações marginalizadas nos filmes de Sérgio Ricardo | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-12-13T18:07:18Z | - |
dc.date.available | 2017-12-13T18:07:18Z | - |
dc.date.submitted | 2017-07-07 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/18627 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.uri | An error occurred getting the license - uri. | * |
dc.description.abstract1 | This paper analyses five films directed by Sérgio Ricardo, in order to try and understand how they portray marginalized population groups in Brazil. The films are Menino da calça branca (1961), Esse mundo é meu (1964), Juliana do amor perdido (1970), A noite do espantalho (1974) and Pé sem chão (2014). Since Ricardo was a contemporary and a collaborator of the Cinema Novo movement, an effort was made to contextualize his choices in comparison with what those filmmakers were aiming at. The analyses dealt, comparatively, with aspects of filmmaking such as camera positioning, characterization, and soundtrack usage, to ascertain the filmic discourse of each piece. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Comunicação - Audiovisual
|