Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/18627
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_GustavoMenezesdeAndrade_tcc.pdf3,26 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorBó, João Batista Lanari-
dc.contributor.authorAndrade, Gustavo Menezes de-
dc.identifier.citationANDRADE, Gustavo Menezes de. As populações marginalizadas nos filmes de Sérgio Ricardo. 2017. 44 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisual e Publicidade, 2017.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho analisa cinco filmes dirigidos por Sérgio Ricardo para compreender a forma como as populações marginalizadas são retratadas em sua obra. São eles Menino da calça branca , de 1961, Esse mundo é meu , de 1964, Juliana do amor perdido, de 1970, A noite do espantalho , de 1974, e Pé sem chão, de 2014. Sendo o artista contemporâneo e colaborador do movimento Cinema Novo, buscou-se contextualizar sua atuação em contraste com o que queria aquela geração de cineastas. As análises envolveram, de forma comparativa, aspectos como posicionamento de câmera, construção de personagem e trilha sonora, para determinar a construção do discurso fílmico em cada obra.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordCinema brasileiropt_BR
dc.subject.keywordRicardo, Sérgio, 1932-pt_BR
dc.subject.keywordCinemapt_BR
dc.subject.keywordAnálise fílmicapt_BR
dc.subject.keywordRepresentações sociaispt_BR
dc.titleAs populações marginalizadas nos filmes de Sérgio Ricardopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2017-12-13T18:07:18Z-
dc.date.available2017-12-13T18:07:18Z-
dc.date.submitted2017-07-07-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/18627-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.description.abstract1This paper analyses five films directed by Sérgio Ricardo, in order to try and understand how they portray marginalized population groups in Brazil. The films are Menino da calça branca (1961), Esse mundo é meu (1964), Juliana do amor perdido (1970), A noite do espantalho (1974) and Pé sem chão (2014). Since Ricardo was a contemporary and a collaborator of the Cinema Novo movement, an effort was made to contextualize his choices in comparison with what those filmmakers were aiming at. The analyses dealt, comparatively, with aspects of filmmaking such as camera positioning, characterization, and soundtrack usage, to ascertain the filmic discourse of each piece.pt_BR
Aparece na Coleção:Comunicação - Audiovisual



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.