Resumo: | Após grande discussão e expectativa, em resposta a uma preocupação sobre a transparência das informações contábeis, em janeiro de 2016 o IASB divulgou o IFRS 16, que diz respeito às operaçãoes de leasing, substituindo o IAS 17, e entra em vigência a partir de janeiro de 2019. A principal mudança acerratada pela norma é a contabilização do leasing operacional, que passará a ser incluído no balanço patrimonial. Umas das principais empresas usuárias dessas operações são as companhias aéreas, visto que é a forma que utilizam para alugar ou adquirir suas aeronaves. O presente trabalho trata-se de uma pesquisa explicativa qualitativa, elaborado mediante pesquisa bibliográfica e tem por objetivo analisar o efeito dessa nova norma nas demonstrações contábeis das companhias aéreas brasileiras Tam, Gol e Azul, nos anos de 2013 a 2015, sendo uma replicação do estudo realizado por Barbosa, Barros, Niyama e Souza (2011), sobre o impacto da contabilização do leasing operacional nas companhias aéreas Tam e Gol nos anos de 2007 a 2009. Os balanços foram ajustados e foram calculados os indicadores de liquidez corrente, relação de capital de terceiros e próprio, composição do endividamento, imobilização do patrimônio líquido, retorno sobre o ativo e retorno sobre o patrimônio líquido. Conclui-se que, os índices de retorno sobre o ativo e imobilização do patrimônio líquido foram os que sofreram maior impacto, e ainda que, embora o impacto geral não tenha seguido na mesma proporção do estudo de Barbosa et al (2011), a contabilização do leasing irá gerar efeitos significativos nessas companhias. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Administração, Contabilidade, Economia e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2016. |