Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/18590
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_GabrielaCostaCarvalho.pdf792,44 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Violência se resolve na (bancada da) bala : Percepções sobre a Frente Parlamentar de Segurança Pública
Autor(es): Carvalho, Gabriela Costa
Orientador(es): Caruso, Haydée Glória Cruz
Assunto: Segurança pública
Deputados
Frentes parlamentares
Frente Parlamentar de Segurança Pública
Política
Violência
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 11-Dez-2017
Referência: CARVALHO, Gabriela Costa. Violência se resolve na (bancada da) bala: Percepções sobre a Frente Parlamentar de Segurança Pública. 2017. 89 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Sociais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: A Frente Parlamentar de Segurança Pública ou Bancada da Bala da Câmara dos Deputados é composta por parlamentares que, em suas carreiras pregressas, atuavam como agentes das forças repressivas do Estado. A participação destes no processo decisório legislativo é marcada pela ascensão de uma nova faceta de um amplo movimento de conservadorismo no Brasil atual. Este estudo visa compreender a influência destes atores no Congresso Nacional reconhecendo que estes se orientam enquanto “empresários morais” no sentido de salvaguardar uma posição securitária que renove a força da autoridade policial e garanta o avanço de medidas que há muito tempo encontravam-se “engavetadas” como a redução da maioridade penal e a revogação do Estatuto do Desarmamento. A ação destes parlamentares encontra-se balizada pela construção de identidades que equilibrem suas personas políticas ao mesmo tempo em que ressaltam suas qualidades morais, disciplina e expertise adquiridas a partir de seus ofícios pregressos enquanto policiais, delegados, bombeiros e militares.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2017.
Aparece na Coleção:Ciências Sociais - Sociologia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons