Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1859
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_FabianoVasconcelos_JeronimoGonçalves.pdf380,89 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Descrição e avaliação de acessos de Pfaffia glomerata da Universidade de Brasília
Autor(es): Vasconcellos, Fabiano Borges de
Gonçalves, Jerônimo Juhei Muramoto
Orientador(es): Mattos, Jean Kleber de Abreu
Assunto: Pfaffia glomerata
Matéria médica vegetal
Biotecnologia
Data de apresentação: 13-Jul-2011
Data de publicação: 24-Ago-2011
Referência: VASCONCELLOS, Fabiano Borges de; GONÇALVES, Jerônimo Juhei Muramoto. Descrição e avaliação de acessos de Pfaffia glomerata da Universidade de Brasília. 2011. 34 f. Monografia (Bacharelado em Agronomia)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: As raízes de Pfaffia glomerata (Spreng.) Pedersen, espécie perene, de porte arbustivo pertencente à família Amaranthaceae, são de grande interesse comercial, tanto na forma de fitomedicamentos, quanto de suplementos alimentares. É uma espécie nativa da América do Sul e de ocorrência comum nos Estados do Paraná, Mato Grosso do Sul e Goiás. O objetivo do presente trabalho foi descrever e avaliar as plantas remanescentes da coleção de acessos de P. glomerata da Universidade de Brasília nos aspectos morfológicos e fitossanitários e promover sua recuperação provisória visando à aplicação futura de técnicas de biotecnologia avançada na manutenção do germoplasma livre de vírus. Foram descritos os acessos mediante estudo da morfologia do limbo foliar da cor do talo e da pilosidade e do desenvolvimento da raiz. Foram avaliados o índice de galhas do nematóide Meloidogyne javanica e a severidade de sintomas do Vírus do Mosaico da Pfaffia. Houve perdas de acessos e de identificações em torno de trinta por cento da coleção original de quatorze acessos, ao longo de dezoito anos de sua implantação. Foram incorporados à coleção original treze novos acessos, porém encontram-se disparidades de identificação havendo a possibilidades de duplicatas identificadas como acessos diferentes. Alguns materiais conhecidos na literatura por sua evidente capacidade de tuberização, resistência a duas espécies de Meloidogyne e alta produção de beta-ecdisona remanescem na coleção. O Vírus do Mosaico da Pfaffia encontra-se em pelo menos trinta por cento da coleção atual.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinára, 2011.
Aparece na Coleção:Agronomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons