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Título: Experiência da aprendizagem mediada com idosa alfabetizada na idade adulta
Autor(es): Santos, Anaíza Souza
Orientador(es): Silva, Dayde Lane Mendonça da
Coorientador(es): Toledo, Maria Alice de Vilhena
Assunto: Idosos
Idosos - aprendizagem
Idosos - capacidade funcional e cognitiva
Cognição
Aprendizagem
Mediação pedagógica
Data de apresentação: 29-Abr-2017
Data de publicação: 11-Dez-2017
Referência: SANTOS, Anaíza Souza. Experiência da aprendizagem mediada com idosa alfabetizada na idade adulta. 2017. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Saúde da Pessoa Idosa) —Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Entende-se que melhorar o desempenho das funções cognitivas em idosos têm consequências importantes em sua qualidade de vida. As alterações e comprometimentos inerentes ao envelhecimento são reais, mas o conformismo de que o processo traz consigo perdas pode cultivar uma cultura societária de poupar os idosos do convívio social e de tarefas que seriam por si só estímulos para a sua saúde. A mediação pode ser uma chave para desencadear uma amplitude cognitiva, retardando e minimizando as consequências da velhice. O objetivo do presente trabalho foi descrever o desempenho cognitivo de uma idosa saudável em tarefas treinadas por meio de mediação.Trata-se de um estudo de caso, na abordagem qualitativa, em uma idosa de 75 anos, entre idosos de um grupo semanal de atividades multidisciplinares. Realizou-se atendimentos individuais para treinamento por meio da Experiência da Aprendizagem Mediada (EAM), com duração de 90 minutos cada sessão, duas vezes por semana, totalizando 24 sessões. Observou-se que a partir do treinamento com mediação ela tornou-se mais apta a resolver situações diante da exposição direta ao estímulo. Ampliou as percepções visual, auditiva e sensorial-motora, passou a desenvolver uma percepção mais clara e focada das situações, favorecendo a capacidade de análise, síntesee estabelecimento de critérios para a tomada de decisões.Conclui-se que a mediação permitiu organizar e comparar situações, minimizando o comportamento impulsivo, fixando a atenção aos estímulos“relevantes” em detrimento de estímulos “irrelevantes”, proporcionando à idosa ampliação das funções cognitivas (memória, atenção e organização) e do sentimento de competência no desempenho de atividades cotidianas.
Abstract: Improving the performance of cognitive functions in the elderly have dear consequences on their quality of life. The changes and commitments inherent to elderly are real. Conformity to the process can foster a culture of saving the elderly from social life and tasks that would in themselves stimulate their health. Mediation can be key to trigger cognitive breadth, delay and minimize the consequences of old age. The aim of this study is to describe the cognitive performance of a healthy elderly woman in tasks trained through mediation. This is the case study of a 75-year-old elderly woman and her weekly activities. Individual sessions for training were conducted through Mediated Learning Experience (EAM), lasting 90 minutes each session, twice a week, totaling 24 sessions. It was observed that after training with mediation she became more apt to solve situations when faced with direct exposure to stimulus. It broadened the visual, auditory and sensory-motor perceptions, develop a clearer and more focused perception of situations favoring the capacity for analysis, synthesis and establishment of criteria for decision making. It was concluded that mediation allowed to organize and compare situations , minimize impulsive behavior, focus attention on "relevant" stimuli in detriment of "irrelevant" stimuli, provide the elderly with an increase in cognitive functions (memory, attention and organization) and competence to perform everyday activities.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) —Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Núcleo de Estudos e Pesquisa da Terceira Idade, I Curso de Especialização em Saúde da Pessoa Idosa , 2017.
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