Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/18554
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_AntonioEmilioBastosdeAguiarFreire_tcc.pdf412,56 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Implementação da gestão de riscos em empresas estatais : estudo de Caso do METRÔ-DF
Autor(es): Freire, Antonio Emilio Bastos de Aguiar
Orientador(es): Caldas, Ricardo Wahrendorff
Assunto: Gestão de riscos
Controle interno
Empresas públicas
Data de apresentação: 20-Abr-2017
Data de publicação: 11-Dez-2017
Referência: FREIRE, Antonio Emilio Bastos de Aguiar. Implementação da gestão de riscos em empresas estatais: estudo de Caso do METRÔ-DF. 2017. 57 f., il. Trabalho de conclusão de Curso (Especialização em Controle Externo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O presente trabalho objetiva diagnosticar a implementação da gestão de riscos em empresas estatais com base em um estudo de caso: a Companhia do Metropolitano do Distrito Federal - METRÔ-DF. Para isso, foram adotadas as seguintes hipóteses: as estruturas de governança das aquisições não foram desenvolvidas para assumir o papel estratégico de avaliação e supervisão da gestão de riscos; as empresas públicas não possuem procedimentos e mecanismos integrados de controle interno e de gestão de risco; e a cultura administrativa voltada para resultados é decisiva e indispensável na implementação da gestão de riscos. No nosso estudo de caso, o escopo da implementação da gestão de riscos teve foco o macro processo de aquisições alinhado às diretrizes estratégicas relacionadas aos processos de aquisição de bens e contratação de serviços com a devida atenção à transversalidade das contratações em muitas das ações estratégicas da Companhia.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, Núcleo de Estudos e Pesquisas em Inovação e Estratégia, Tribunal de Contas do Distrito Federal, 2017.
Aparece na Coleção:Controle Externo



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons