Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/18544
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_BarbaraDeSaNaves_tcc.pdf767,3 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Mulheres, ampolas e músculos : uma análise da sociologia jurídica sobre o uso de esteróides anabolizantes em academias de ginástica e a Lei
Autor(es): Naves, Bárbara de Sá
Orientador(es): Santos, Eurico Antônio Gonzalez Cursino dos
Assunto: Mulheres
Normas sociais
Sociologia jurídica
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 11-Dez-2017
Referência: NAVES, Bárbara de Sá. Mulheres, ampolas e músculos: uma análise da sociologia jurídica sobre o uso de esteróides anabolizantes em academias de ginástica e a Lei. 2017. 67 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Sociais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Com base nos dados coletados a partir da etnografia em uma academia de ginástica em Brasília, constatou-se a existência de dois discursos diferentes e opostos. Esta monografia, alicerçada nesta constatação, busca problematizar as perspectivas e expectativas diversas que são lançadas pelos sujeitos desse campo estudado sobre o corpo. Para tanto, expõe e analisa essas duas formas percebidas de discurso - normativo formal e o discurso normativo informal/espontâneo. Apresenta as principais diferenças entre eles; ampara-se nos conceitos formulados por Michel Foucault para desenvolver a ideia sobre o discurso normativo espontâneo; traz um inventário dos valores observados nesses dois discursos, assim como um inventário dos interesses por de trás desses valores; exibe as consequências que a discrepância entre a norma e o costume trouxe ao comportamento das mulheres entrevistadas.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2017.
Aparece na Coleção:Ciências Sociais - Sociologia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons