Utilize este link para identificar ou citar este item:
                https://bdm.unb.br/handle/10483/1854
    
    
| Título: | O ensino de ciências nas séries iniciais no município de Novo Gama - GO | 
| Autor(es): | Dantas, Aline Matias | 
| Orientador(es): | Carneiro, Lívio Dantas | 
| Assunto: | Ciências - estudo e ensino Professores - formação
 Prática de ensino - ciências
 | 
| Data de apresentação: | 11-Jun-2011 | 
| Data de publicação: | 23-Ago-2011 | 
| Referência: | DANTAS, Aline Matias. O ensino de ciências nas séries iniciais no município de Novo Gama - GO. 2011. 25 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas)—Consórcio Setentrional de Educação a Distância, Universidade de Brasília, Universidade Estadual de Goiás, Brasília, 2011. | 
| Resumo: | O ensino de Ciências nas séries iniciais em todo o país é precário. Mesmo sabendo que a alfabetização científica pode contribuir para o desenvolvimento de posturas e valores pertinentes às relações entre os seres humanos, o conhecimento e o ambiente verifica-se que os currículos acentuam os aspectos metodológicos em detrimento dos conteúdos específicos de Ciências havendo, em alguns casos, dissociação da prática de ensino no contexto da disciplina. A maioria das escolas não possui projetos e os professores não planejam aulas voltadas para essa disciplina. Assim, a inclusão das ciências desde o ensino fundamental deve ser associada, necessariamente, a uma política de formação de docentes, de modo que eles se sintam seguros e possam propiciar aos alunos aprendizagens significativas. Uma das explicações levantadas por meio desse estudo foi o fato de os professores das séries iniciais no município de Novo Gama – GO terem de ensinar várias disciplinas e não possuírem formação adequada e muito menos recursos didáticos que facilitem esse trabalho. | 
| Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Consórcio Setentrional de Educação a Distância, Universidade de Brasília, Universidade Estadual de Goiás, Curso de Licenciatura em Biologia a Distância, 2011. | 
| DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2011.06.TCC.1854 | 
| Aparece na Coleção: | Ciências Biológicas 
 | 
    
    
    Este item está licenciado na Licença Creative Commons
    