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Título: Análise econômico financeira do capital de giro e rentabilidade de empresas do setor de varejo no Brasil em um período de recessão
Autor(es): Takano, Romulo Dallastra
Orientador(es): Nazaré, Sérgio Ricardo Miranda
Assunto: Capital de giro
Empresas - finanças
Comércio varejista
Análise financeira
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 8-Dez-2017
Referência: TAKANO, Romulo Dallastra. Análise econômico financeira do capital de giro e rentabilidade de empresas do setor de varejo no Brasil em um período de recessão. 2016. 44 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O estudo surgiu a partir da necessidade das empresas de gerarem caixa e obterem rentabilidade, porém as companhias passam por um período onde o cenário externo conta com o aumento da recessão, aumento de juros e retração do consumo do mercado no Brasil, tornando uma tarefa ainda mais difícil. Portanto, a principal problemática deste estudo é a reação de seus resultados baseado em índices financeiros e suas reações durante os períodos analisados. O presente trabalho apresenta a elaboração de um ranking baseado em pontuações não ponderadas de acordo com os resultados dos indicadores LC, ROE, ROA, IC, NTFP, NIG, SDF e CGL em empresas do setor de varejo no Brasil. Os dados utilizados foram baseados em informações contábeis, no período atual, no qual a pesquisa foi realizada. Os resultados capturaram essas variações de comportamento das companhias devido à modificação na demanda de seus produtos, taxas de juros e variações cambiais. Também foram analisadas as variações de posição das empresas por meio de desvio-padrão e a análise de seus pontos de máxima e mínima. Dessa forma, foi possível constatar os impactos nas empresas analisadas em pontos abordados neste estudo, e verificar quais foram os seus resultados para que pudessem se adequar a este momento.
Abstract: The study arises from the need of companies to generate cash and profitability, but in a period where the external scenario the companies presents with the increase of the recession, increase of interest and retraction of the consumption of the market in Brazil this becomes a task still harder. Therefore the main problem is the reaction of its results based on financial indexes and their reactions during the analyzed periods. The following work presents the elaboration of a ranking based on unweighted scores according to the results of the LC, ROE, ROA, IC, NTFP, NIG, SDF and CGL indicators in companies of the retail sector in Brazil. The data used were based on accounting information, in the present and present period, in which the research was performed. The results captured these changes in company behavior due to changes in demand for its products, interest rates and exchange rate variations. We also analyzed the company's position variations by means of standard deviation and analysis of their maximum and minimum points. In this way, it was possible to conclude on the impacts on the companies analyzed in the points covered in this study, and to verify what their results were to adapt to that moment.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Administração, Contabilidade, Economia e Gestão Pública, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2016.
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