Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/18520
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_DaniloRomaoTomaz.pdf737,16 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise da aplicabilidade dos níveis de disclosure propostos por Hendriksen e Van Breda
Autor(es): Tomaz, Danilo Romão
Orientador(es): Guerra, Mariana
Assunto: Disclosure
Empresas
Informação contábil
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 8-Dez-2017
Referência: TOMAZ, Danilo Romão. Análise da aplicabilidade dos níveis de disclosure propostos por Hendriksen e Van Breda. 2017. 23 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O presente estudo tem foco na divulgação das informações contábeis em notas explicativas e no relatório de administração. A fim de avaliar o nível de disclosure das empresas brasileiras, selecionou-se uma amostra de empresas listadas na bolsa de valores, com essas notas e relatórios publicados para os anos base 2012 a 2016. A partir da comparação com o estudo de Nascimento et al. (2010), observou-se que, para as companhias do setor de siderurgia e metalurgia – foco da pesquisa, somente a Usiminas atingiu nível justo (grau 2) para a divulgação de informações contábeis em notas explicativas e relatório da administração. As demais empresas avaliadas cumprem os requisitos relativos a apenas as informações compulsórias e não são, sequer, enquadradas no nível justo – relativo à divulgação voluntária.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2017.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons