Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1852
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_HeriveltonBatistadeAndrade.pdf111,38 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A ameaça do tráfico de animais silvestres no Brasil : o caso da arara-azul e do mico-leão-dourado
Autor(es): Andrade, Herivelton Batista de
Orientador(es): Carneiro, Lívio Dantas
Assunto: Animais - extinção
Tráfico de animais
Animais silvestres
Data de apresentação: 11-Jun-2011
Data de publicação: 23-Ago-2011
Referência: ANDRADE, Herivelton Batista de. A ameaça do tráfico de animais silvestres no Brasil: o caso da arara-azul e do mico-leão-dourado. 2011. 26 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas)—Consórcio Setentrional de Educação a Distância, Universidade de Brasília, Universidade Estadual de Goiás, Brasília, 2011.
Resumo: O Brasil é considerado o país com a maior biodiversidade, especialmente em virtude do seu rico ecossistema, uma vez que possui vastas áreas territoriais compostas por diversos biomas, por isso, situa-se entre os principais países do mundo onde ocorrem a comercialização e a exportação de espécies da sua fauna e flora silvestres de forma ilegal. Este trabalho tem como objetivo geral compreender por meio de uma pesquisa bibliográfica algumas das principais causas e conseqüências do tráfico de animais silvestres no Brasil no sentido da ameaça que o mesmo proporciona a alguns espécimes da fauna brasileira, buscando compreender parte do processo histórico a partir do qual se construiu essa prática ilegal no Brasil. A maior ameaça à biodiversidade animal no Brasil, é mesmo a ação humana, principalmente por meio do tráfico de animais, que abastece o mercado internacional com espécies consideradas raras, sendo que quanto mais ameaçada de extinção, mais valorizada é uma espécie animal. A Constituição Brasileira em seu artigo 225, parágrafo 1º, inciso VII, afirma que se deve “proteger a fauna e a flora, vedadas as práticas que coloquem em risco sua função ecológica, provoquem a extinção das espécies ou submetam animais à crueldade”. A legislação brasileira dispõe ser proibido o comércio de animais silvestres, conforme a lei nº 9.605/98, conhecida como Lei dos Crimes Ambientais. Mas essa prática ilegal vem atingindo a fauna brasileira ao longo dos anos e algumas espécies correm sérios riscos de extinção, neste trabalho, promove-se uma análise especial acerca da situação de duas espécies distintas, a arara azul e o mico-leão-dourado, animais bastante representativos e conhecidos da biodiversidade brasileira. É importante ainda, abordar a questão da sustentabilidade, com a existência de criadouros legalizados com autorização do IBAMA, para a comercialização legal de animais. É preciso ainda, que sejam tomadas ações mais emergenciais de educação e conscientização, visando à preservação e o combate ao tráfico. Pode-se concluir, portanto, que é imprescindível que se desenvolva um trabalho nacional de educação ambiental, assim como campanhas de conscientização sobre a preservação da fauna brasileira de modo que se possa garantir não somente a recuperação da natureza danificada e das espécies de animais ameaçada, como também possibilitar o desenvolvimento de uma nova cultura ecológica pautada na sustentabilidade.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Consórcio Setentrional de Educação a Distância, Universidade de Brasília, Universidade Estadual de Goiás, Curso de Licenciatura em Biologia a Distância, 2011.
Aparece na Coleção:Ciências Biológicas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons