Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1851
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_CarlosBlairFigueiredoFilho.pdf137,05 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O ensino de ciências nas séries iniciais do ensino fundamental
Autor(es): Figueiredo Filho, Carlos Blair
Orientador(es): Silva, Gil Amaro da
Assunto: Ciências - estudo e ensino
Professores - formação
Data de apresentação: 11-Jun-2011
Data de publicação: 23-Ago-2011
Referência: FIGUEIREDO FILHO, Carlos Blair. O ensino de ciências nas séries iniciais do ensino fundamental. 2011. ix, 22 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas)—Consórcio Setentrional de Educação a Distância, Universidade de Brasília, Universidade Estadual de Goiás, Brasília, 2011.
Resumo: Este artigo abordará a necessidade da valorização do ensino de ciências no ensino fundamental. Ressaltará também, a relevância que este procedimento tem na vida dos alunos e da sociedade, bem como sua importância no desenvolvimento do país, além de levantar pontos pertinentes acerca da priorização da formação dos docentes. Buscando clareza e objetividade, pretende-se alertar os educandos sobre a importância do estudo de ciências desde as séries iniciais do ensino fundamental, bem como apresentar-lhes os benefícios que esse estudo traz para eles e para a população como um todo e, subsequentemente, instigá-los para que tenham apreço ao conhecimento científico desde cedo. Este trabalho pretende ainda dissipar a ideia de complexidade atribuída à aprendizagem do ensino de ciências, além de estimular a formação do senso crítico dos alunos, para que futuramente possam se posicionar diante de questões que irão interferir na vida da sociedade, como por exemplo, o uso de células-tronco na medicina, o aborto e outros temas que atualmente, são amplamente discutidos. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This article will address the need for the enhancement of science education in elementary schools. It also emphasizes the importance that this procedure has on the lives of students and society as well as its importance in the development of the country and also raises pertinent points about the prioritization of teacher training. Seeking clarity and objectivity, it is intended to warn students about the importance of studying science since the early grades of elementary school, as well as provide them the benefits that this study brings to them and to the population as a whole, and subsequently encourage them to have that appreciation to early scientific knowledge. This work also aims to dispel the idea of complexity attributed to learning of science education, and stimulate the formation of the critical sense of the students so that they can eventually stand up to issues that will interfere in the life of society, for example, use of stem cells in medicine, abortion and other issues that currently are widely discussed.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Estadual de Goiás, Consórcio Setentrional, 2011.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.06.TCC.1851
Aparece na Coleção:Ciências Biológicas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons