Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/18508
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_LeonardoGarciaSilva.pdf1,09 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O uso da contabilidade e a percepção do profissional contábil na ótica de gestores de micro e pequenas empresas da asa sul - DF
Autor(es): Silva, Leonardo Garcia da
Orientador(es): Andrade, Elivânio Geraldo de
Assunto: Informação contábil
Micro e pequenas empresas
Contabilidade gerencial
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 8-Dez-2017
Referência: SILVA, Leonardo Garcia da. O uso da contabilidade e a percepção do profissional contábil na ótica de gestores de micro e pequenas empresas da asa sul - DF. 2017. 38 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: As Microempresas e Empresas de Pequeno Porte vem aumentando ano a ano a sua participação na economia brasileira, gerando renda e emprego a milhões de pessoas no país. Contudo, apresentam também sérias dificuldades em se manter no mercado, muito devido a problemas como dificuldades de gerenciamento, investimento escasso e altas taxas de tributação. Nesse contexto, a contabilidade pode ser um importante instrumento e fonte de informações que podem ajudar os gestores a lidar com esses problemas. Dessa forma, o presente trabalho teve como objetivo analisar a percepção dos gestores de Micro e Pequenas empresas sobre a contabilidade e seus profissionais, identificando a forma como é tratada a contabilidade em cada um desses empreendimentos. Para isso, foi utilizada como metodologia a aplicação de 48 questionários fechados aos gestores dessas pequenas empresas, que poderiam ser respondidos pelos proprietários ou pelos gerentes designados por eles à tarefa de gestão do negócio. Com os dados em mãos para análise, foi possível identificar que boa parte dos gestores ainda não utiliza a contabilidade a nível de gerenciamento da organização, e que muitos deles ainda veem a informação contábil apenas com o propósito de cumprimento de legislações e exigências fiscais. De forma geral, foi possível verificar também que os gestores de MPEs tem uma visão positiva da capacitação profissional do Contador no mercado.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Administração, Contabilidade, Economia e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2017.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2017.TCC.18508
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons