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Título: Efeito contraste na contabilidade
Autor(es): Amaral, Tauane Cristine
Orientador(es): Silva, César Augusto Tibúrcio
Assunto: Finanças comportamentais
Análise financeira
Empresas - finanças
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 8-Dez-2017
Referência: AMARAL, Tauane Cristine. Efeito contraste na contabilidade. 2017. 38 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Este trabalho teve como objetivo verificar se o efeito contraste pode ser observado em análises financeiras. O efeito contraste pressupõe que a forma como se avalia alguma coisa é sempre influenciada pela exposição anterior de algo melhor ou pior, mas com as mesmas características base. Assim, buscou-se responder a seguinte pergunta: os discentes de graduação em Ciências Contábeis são afetados pelo efeito contraste na análise desempenho de empresas? Para coleta de dados foram desenvolvidos sete tipos de questionários, que requeriam que os respondentes avaliassem o nível de desempenho de uma empresa fictícia. A amostra da pesquisa foi constituída com base nas respostas de 251 estudantes da Universidade de Brasília (UnB). Os resultados encontrados constataram que o fato de existir uma empresa com resultados visivelmente inferiores aos das demais fez com que a avaliação do desempenho de uma empresa mediana fosse mais favorável, confirmando a existência do viés do contraste. Estes resultados contribuem para o pressuposto das finanças comportamentais de que as decisões dos agentes financeiros não são plenamente racionais, onde fatores psicológicos e emocionais podem afetar os julgamentos. Além disso, os resultados deste estudo também corroboram com aqueles obtidos em outras áreas acerca do efeito contraste.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2017.
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