Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/18502
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_RangelDiogoDiasdeOliveira.pdf1,27 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise da relação entre exportação, geração de emprego e renda nas companhias abertas brasileiras : um estudo na demonstração do valor adicionado (DVA)
Autor(es): Oliveira, Rangel Diogo Dias de
Orientador(es): Mendes, Krisley
Assunto: Demonstração do Valor Adicionado (DVA)
Investimentos estrangeiros
Exportação
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 8-Dez-2017
Referência: OLIVEIRA, Rangel Diogo Dias de. Análise da relação entre exportação, geração de emprego e renda nas companhias abertas brasileiras: um estudo na demonstração do valor adicionado (DVA). 2017. 71 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Um dos grandes debates feitos no campo das Ciências Econômicas hoje é saber se a abertura comercial auxilia na geração de emprego e renda para um País. A motivação desta pesquisa está na investigação das contribuições que a Ciência Contábil pode oferecer para responder a essa indagação. A pesquisa foi feita nas empresas de capital aberto listadas na B3 entre os anos de 2009 a 2016 nos setores de ‘consumo não cíclico’, ‘petróleo, gás e biocombustíveis’, ‘saúde’ e ‘tecnologia da informação’. A pesquisa foi realizada com base na demonstração do valor adicionado e nas normas internacionais de contabilidade, ou IFRS 8, juntamente com a instrução CVM 480 para coleta de dados no formulário de referência. Para realizar o cálculo dos resultados da base de dados, foram utilizadas medidas estatísticas de tendência central e de dispersão. Foi possível perceber na amostra total que a exportação parece contribuir para a geração de emprego e as remunerações do capital, mas não contribui para aumentar a remuneração do trabalho. Assim, há indícios de não se confirmarem as expectativas das teorias tradicionais de comercio internacional, ou seja, as exportações parecem não favorecer a redução das desigualdades de renda. Apenas no setor de saúde foi verificada uma relação positiva e relevante entre exportações e rendimento do trabalho, enquanto que com os rendimentos de capital a relação é inversa. Já com o emprego, este setor parece apresentar uma relação inversa, indicando que as exportações não geram emprego.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2017.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons