Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/1849
Título: | Inclusão escolar na contemporaneidade |
Autor(es): | Magalhães, Edilene Silvana Vitorino de Oliveira |
Orientador(es): | Carneiro, Lívio Dantas |
Assunto: | Educação inclusiva Estudantes deficientes Educação especial |
Data de apresentação: | 11-Jun-2011 |
Data de publicação: | 23-Ago-2011 |
Referência: | MAGALHÃES, Edilene Silvana Vitotino de Oliveira. Inclusão escolar na contemporaneidade. 2011. 44 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas)—Consórcio Setentrional de Educação a Distância, Universidade de Brasília, Universidade Estadual de Goiás, Brasília, 2011. |
Resumo: | Este trabalho apresenta vários pontos relevantes sobre a inclusão, tendo como referencial a necessidade de se conhecer mais profundamente o alunado com necessidades especiais. É de fundamental importância ter um conhecimento teórico da história da Educação Especial, para que haja uma melhor compreensão das leis que a respaldam. A Constituição brasileira é clara quando aponta que todos os cidadãos têm o direito a educação, o que falta na sociedade é a compreensão que o processo educativo é mútuo. As escolas devem atentar-se para tal mudança, corroborando em adaptações arquitetônicas, preparando a comunidade para a identificação de algumas deficiências e necessidades especiais, conscientizando-a para que ocorra uma interação sadia entre o que tem deficiência e aquele que não a tem. São várias deficiências, distúrbios, síndromes e outras necessidades especiais, entre elas se destacam: deficiência mental, visual, auditiva, física/neuro-motora; deficiências múltiplas; distúrbios de comunicação; síndromes (de Down); condutas típicas (autismo); superdotação/altas habilidades. Todas necessitam da disponibilidade de currículos diferenciados e modalidades variadas de atendimento como: professor consultor (de apoio), sala de recurso, classe especial, escolas especiais diárias, serviços hospitalares e domiciliares. O professor dispõe de várias responsabilidades desde o planejamento até a realização a efetivação do processo de ensino aprendizagem e esse trabalho precisa ser feito com responsabilidade, dinamismo e formação continuada. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Consórcio Setentrional de Educação a Distância, Universidade de Brasília, Universidade Estadual de Goiás, Curso de Licenciatura em Biologia a Distância, 2011. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2011.06.TCC.1849 |
Aparece na Coleção: | Ciências Biológicas
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons