Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/18447
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_WallaceViniciusdeSousaDias.pdf619,54 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Demonstração do valor adicionado : uma análise da geração e distribuição de riquezas pelas empresas de comércio e construção civil frente à crise econômica brasileira
Autor(es): Dias, Wallace Vinícius de Sousa
Orientador(es): Lopes, Fernanda Jaqueline
Assunto: Empresas - distribuição de riqueza
Empresas - geração de riqueza
Crise econômica
Demonstração do Valor Adicionado (DVA)
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 1-Dez-2017
Referência: DIAS, Wallace Vinícius de Sousa. Demonstração do valor adicionado: uma análise da geração e distribuição de riquezas pelas empresas de comércio e construção civil frente à crise econômica brasileira. 2017. 35 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Num ambiente de crise econômica as empresas devem se adaptar à nova realidade, seja cortando gastos, demitindo colaboradores ou reduzindo a produção. O comércio e a construção civil, dois importantes setores para o cálculo do PIB brasileiro e na criação de postos de trabalho, tem enfrentado os impactos da atual crise vivenciada pelo Brasil. O presente trabalho tem como objetivo verificar os reflexos da crise econômica brasileira na geração e distribuição de riqueza pelas empresas do comércio e construção civil, listadas na BM&F Bovespa. Foram coletadas informações da Demonstração do Valor Adicionado (DVA) publicada por 21 empresas desses dois setores em questão, referente aos anos de 2014, 2015 e 2016. Em seguida, aplicou-se as técnicas de análise vertical e horizontal, e calculou-se a média e desvio padrão, para verificar como se deu a geração de riqueza e sua distribuição entre os grupos que contribuíram para sua formação. Os resultados apontam que, em ambos os setores houve redução da capacidade de geração de riqueza própria no período. Essa redução foi mais expressiva no setor de construção civil. O grupo Remuneração de Capital de Terceiros, em ambos os setores, apresentou crescimento no período, corroborando o fato do aumento das taxas de juros em tempos de recessão econômica, encarecendo o financiamento das operações. Consequência disso foram os prejuízos apresentados pelas empresas, o que levou o grupo Remuneração de Capital Próprio ser o mais afetado pela redução na distribuição de riqueza.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2017.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons