Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/18436
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_JessicaBandeiraDuarte.pdf786,17 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A influência das conexões políticas no comportamento das ações de empresas listadas na BM&FBOVESPA
Autor(es): Duarte, Jéssica Bandeira
Orientador(es): Fernandes, José Lúcio Tozetti
Assunto: Política
Ações (Finanças)
Teoria da dependência de recursos
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 29-Nov-2017
Referência: DUARTE, Jéssica Bandeira. A influência das conexões políticas no comportamento das ações de empresas listadas na BM&FBOVESPA. 2017. 39 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O estudo teve por objetivo verificar a relação entre as conexões políticas das empresas brasileiras listadas na BM&FBovespa e seu comportamento no mercado de ações – bem como, examinar o perfil das doações de campanha e apurar a existência de diferença entre os indicadores de risco, retorno e liquidez das ações de empresas com conexões políticas e o das demais. Das 155 empresas analisadas, 33 apresentaram conexão e constatou-se que doaram maior volume de recursos financeiros a candidata Dilma Vana Rousseff do PT, mais de metade do total recebido por todos os candidatos, seguido pelo candidato Aécio Neves da Cunha do PSDB. Na realização do teste de médias e na análise gráfica, ao confrontar as médias dos dois grupos dentro dos parâmetros estudados, não foi possível atestar diferença significativa entre empresas conectadas politicamente e não conectadas. Portanto, as empresas que realizaram doações em 2014, não apresentaram um melhor resultado nesses indicadores quando comparadas com as que não possuíam esse tipo de conexão política. No teste das igualdades de médias, apenas para o grupo das empresas doadoras nos períodos das doações, não houve diferença em relação ao risco, porém nas medidas de retorno e liquidez comprovou-se a diferença entre os momentos antes e depois e durante e depois.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Administração, Contabilidade, Economia e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2017.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons