Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/18429
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_JoaoVitorSantanaVieira_tcc.pdf327,66 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Influência de resultados contábeis no desempenho de times brasileiros no ranking nacional de clubes da CBF
Autor(es): Vieira, João Vítor Santana
Orientador(es): Silva, César Augusto Tibúrcio
Assunto: Clubes de futebol
Demonstrações financeiras
Demonstrações contábeis
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 29-Nov-2017
Referência: VIEIRA, João Vítor Santana. Influência de resultados contábeis no desempenho de times brasileiros no ranking nacional de clubes da CBF. 2017. vi, 28 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O estudo tem por objetivo avaliar e demonstrar a possível relação existente entre o desempenho financeiro e o desempenho em campo de times do futebol brasileiro, visando principalmente comparar o desempenho financeiro ao desempenho em campo no ano seguinte ao das demonstrações. O período abordado é de 5 anos, sendo de 2011 a 2015. O estudo utiliza o Ranking Nacional de Clubes elaborado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) como variável dependente, pois é a melhor variável encontrada para comparar os times. A amostra é de 25 times, sendo a maioria participantes das séries A e B do campeonato brasileiro de futebol. Um total de 125 demonstrações financeiras são consultadas, tendo em vista o cálculo de índices de liquidez e de rentabilidade, além da obtenção de dados das demonstrações financeiras que podem influenciar o Ranking, como a receita operacional líquida e o passivo total. O estudo também avalia a relação existente entre os rankings da CBF. Utiliza-se o pacote estatístico Gretl para realizar-se correlação linear múltipla. Os resultados demonstram que, até 2012, os índices Endividamento total, Retorno do Patrimônio Líquido, Cobertura do investimento, Retorno total, Retorno sobre ativo e Fluxo sobre lucro podem se referir a uma boa gestão por parte dos times, pois influenciam no desempenho do time no Ranking da CBF do ano seguinte. Porém, a partir de 2013, a receita operacional líquida é a única variável que é estatisticamente significativa em relação ao Ranking. A correlação entre os próprios rankings também se apresenta significativa. Conclui-se que resultados contábeis influenciam no desempenho no Ranking da CBF do ano seguinte.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2017.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons