Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/18417
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_AyomikunOlulekeAruwajoye_tcc.pdf3,1 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Previsão de demanda de transporte no campus Darcy Ribeiro da Universidade de Brasilia
Autor(es): Aruwajoye, Ayomikun Oluleke
Orientador(es): Gonzales Taco, Pastor Willy
Assunto: Universidade de Brasília (UnB)
Transporte público
Mobilidade urbana
Data de apresentação: Ago-2016
Data de publicação: 28-Nov-2017
Referência: ARUWAJOYE, Ayomikun Oluleke. Previsão de demanda de transporte no campus Darcy Ribeiro da Universidade de Brasilia. 2016. 95 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: A Universidade de Brasília (UnB) é uma Universidade pública federal Brasileira, com sede em Brasília, no Distrito Federal. A instituição possui 4 campi, entre eles, o Campus Darcy Ribeiro, objeto deste estudo. Neste trabalho objetiva-se analisar a previsão de demanda por transporte para os próximos dez anos, identificando os principais fatores diretos e indiretos que afetam a referida demanda. Para tal, foi utilizado o Modelo de Quatro Etapas de Planejamento de Transportes. Inicialmente, foi realizada a revisão bibliográfica referente a este assunto e depois foi aplicado um questionário (survey) por meio eletrônico que foi respondido por 1127 pessoas para a caracterização dos usuários e identificação das necessidades. A análise dos dados foi realizada com ajuste de um modelo matemático, o que possibilitou chegar aos seguintes resultados: o aumento da população do campus de 50713 para 77203 entre 2015 (cenário base) e 2025 (cenário futuro), gerando 52% de aumento do uso de autómovel e ônibus, sendo o autómovel o modo de transporte mais usado. As vias L2 e L3 Norte, as mais críticas do sistema, com uso 53% maior do que as outras vias da rede local. Com esses resulados obtidos da demanda de transporte no campus Darcy Ribeiro foi indicadas melhorias, como incentivar o uso do transporte coletivo. Melhorando a oferta do número de ônibus circulando dentro do campus e aumento da frequência e integração das linhas existentes, para maior conforto dos passegeiros, A necessidade de incentivar o uso da bicicleta e o caminhar, por meio de calçadas e ciclovias bem pavimentadas, sinalizadas e adequadas ao cruzamentos viários, além da boa iluminação noturna e sombreamento para conforto dos transeuntes, As redes sociais e os aplicativos para a carona solidária também são excelentes contribuintes para a melhora das condições de mobilidade no campus, para reduzir congestionamentos de tráfego, pela longa espera nos pontos de parada e pela superlotação dos ônibus.
Abstract: University of Brasilia is a Federal Brazilian University, located in Brasilia, the Federal Capital territory. The instituition has four campuses situated in different part of the States. One of which is the “Darcy Ribeiro Campus” the case study in this project (research work). The objective of this project is to analyse, make a forecast for transportation demand for the next ten years and identify possible factors that will affect transportation demand in the campus. In implementing the objective of the study, the four stages model for transportation planning was used. Firstly, a literature review was done after which an online survey was applied to the reffered location of which 1127 responded. The datas obtained where analysed with a mathematical model, result shows increase in population of people from 50713 to 77203 between the year 2015 and 2025 with a 52% increase in vehicles, most used mean of transportation, and of buses. The most used road by the population is “L2–L3 Norte” used to campus with a percentage of 53% compared to other roads. In conclusion, with this obtained results suggestion were made on how transport demand on Campus Darcy Ribeiro can be improved, such as encouraging the use of public transport, not necessarily improving bus number supply circulating within the campus but increasing frequency and integration of existing lines, for the convenience of passengers, the need to encourage the use of bicycles and well-paved sidewalks and bike paths, marked and suitable for road crossings, and good street lights and shading for the comfort of pedestrians, social networks and applications of carpooling are also great contributors to the improvement of conditions of mobility on campus, to reduce problems of traffic congestion on the road, long waiting period at bus stop, congestion in the buses.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2016.
Aparece na Coleção:Engenharia Civil



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons