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Título: A estratégia de reposicionamento da imagem do Brasil no exterior : um estudo de caso sobre o esforço de planejamento mercadológico da Embratur
Autor(es): Carrijo, Flávia Moraes
Orientador(es): Farias, Josivania Silva
Assunto: Turismo - marketing
Turismo e Estado
Data de apresentação: 29-Mai-2007
Data de publicação: 6-Abr-2009
Referência: CARRIJO, Flávia Moraes. A estratégia de reposicionamento da imagem do Brasil no exterior: um estudo de caso sobre o esforço de planejamento mercadológico da Embratur. 2007. 72 f. Monografia (Especialização em Gestão de Negócios em Turismo)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
Resumo: O potencial turístico brasileiro é reconhecido por diversos segmentos, todavia, sua representatividade no mercado internacional é baixa. Assim, este trabalho monográfico teve como objetivo realizar um estudo de caso do Plano Aquarela: marketing turístico internacional do Brasil, elaborado pelo Instituto Brasileiro de Turismo- Embratur e pela Chias Marketing, empresa de consultoria espanhola, com representação no Brasil. As pesquisas descritiva e documental também fazem parte do processo metodológico adotado no presente estudo. Os dados obtidos foram analisados qualitativamente, pois não houve registros estatísticos. O Plano Aquarela visa, entre outros objetivos, o reposicionamento da imagem do País no exterior e apresenta estratégias e ações para alcançar as metas propostas. Foram definidas estratégias e ações promocionais que privilegiam determinados mercados-alvos, selecionados a partir da análise de uma série de pesquisas, dados e informações sobre os mesmos. O trabalho analisa se o plano proposto seguiu os preceitos teóricos de marketing para a criação de suas ações promocionais e da Marca Brasil. Também relata os motivos que levaram a Embratur a reposicionar a imagem do País no exterior e quais as estratégias utilizadas para tal. Entre essas estratégias pode-se citar as campanhas promocionais criadas a partir das propostas descritas no Plano Aquarela, com destaque para a Marca Brasil, criada para consolidar a imagem do país como colorido, maleável e moderno e que pretende atuar não apenas como marca governamental, mas como Marca País. Com a Marca Brasil e com as campanhas publicitárias, a Embratur pretende influenciar na escolha do turista estrangeiro pelo destino Brasil visando a rentabilidade para toda cadeia produtiva do setor.
Abstract: The Brazilian tourist potential is recognised by a number of segments, however, its representativeness in the international market is rather low. The aim of this dissertation is to carry out a case study of the Aquarela Plan: Brazil’s international tourism marketing , elaborated by the Brazilian Tourism Institute – Embratur and by Chias Marketing , a Spanish consultancy company, with a branch in Brazil . Descriptive and document research were also part of the methodological process adopted in the present study. The data collected was analysed in a qualitative manner as there was no statistical records. The Aquarela Plan has amongst other goals, the repositioning of the Country’s image abroad and presents various strategies and actions in order to reach the proposed aims. Promotional strategies and actions were defined, giving preference to certain target markets, selected from an analysis of a number of surveys, data and information about them. The work analyses if the proposed plan followed the marketing theoretical precepts for the creation of its promotional actions and of the Brazil Brand. It also reports the reasons that led Embratur to reposition the Country’s image abroad and the strategies used for such. Amongst these strategies, the promotional campaigns created from the propositions described in the Aquarela Plans can be mentioned, with special emphasis being given to the Brazil Brand. This brand was created to consolidate the Country’s image as colourful, malleable and modern, intending to act not only as a governmental brand, but as the Country’s Brand. With the Brazil Brand and the advertising campaigns, Embratur intends to influence the foreign tourist in choosing Brazil as his or her destination, aiming for profitability throughout the sector’s productive chain.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2007.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2007.05.TCC.184
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