Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/18390
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_FelipeBarbosadaSilva.pdf1,07 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Conteúdos de formação básica do contador : uma análise das IES e UnB em relação aos conteúdos de formação básica e a percepção do aluno da UnB quanto ao projeto pedagógico do curso
Autor(es): Silva, Felipe Barbosa da
Orientador(es): Andrade, Elivânio Geraldo de
Assunto: Ciências Contábeis - ensino superior
Ciências Contábeis - grade curricular
Contadores - formação profissional
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 24-Nov-2017
Referência: SILVA, Felipe Barbosa da. Conteúdos de formação básica do contador: uma análise das IES e UnB em relação aos conteúdos de formação básica e a percepção do aluno da UnB quanto ao projeto pedagógico do curso. 2017. 40 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O profissional contábil tem posição estratégica para o crescimento e manutenção de uma economia forte, ele atua tanto na área pública quanto na área privada e com isso auxilia os diversos setores para suprimento das demandas que lhe são cabíveis. Porém, para a formação do profissional da área de Ciências Contábeis existe um processo que se passa dentro das Instituições de Ensino Superior que lhe dão o alicerce, com uma formação sólida para que isso possa de refletir mais tarde quando este profissional ingressar no mercado de trabalho. Assim o estudo buscou saber mais sobre o universo da graduação em Ciências Contábeis nas Instituições de Ensino Superior e sobretudo na parte que trata dos conteúdos da Formação Básica, deste modo foi realizada uma amostra contendo 25 IES de modo a averiguar de forma mais profunda de como anda o currículo referente ao conteúdo de formação básica e posteriormente correlacionar com o currículo da formação básica da Universidade de Brasília de maneira a identificar se existe uma padronização mínima por parte das IES ou se existe muita desarmonia dos currículos das IES do brasil afora. Depois destas análises realizadas buscou-se também conhecer a percepção dos graduandos em Ciências Contábeis da Universidade de Brasília em relação ao projeto pedagógico do curso, ou seja, se já havia experiência no mercado de trabalho, disciplinas mais cursadas como optativas para complementação do curso, além de emitir valor de importância dentre um rol de áreas pré-estabelecidas e referendar quanto a possível inclusão das disciplinas de macroeconomia e microeconomia aplicadas à ciências contábeis.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2017.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons