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Título: Análise de fadiga pelo método da intensidade do campo de tensão-deformação modificado
Autor(es): Matos, Ian de Medeiros
Orientador(es): Ferreira, Jorge Luiz de Almeida
Assunto: Fadiga (Mecânica)
Materiais - fadiga
Resistência de materiais
Ligas de alumínio
Data de apresentação: 21-Jun-2017
Data de publicação: 24-Nov-2017
Referência: MATOS, Ian de Medeiros. Análise de fadiga pelo método da intensidade do campo de tensão-deformação modificado. 2017. 97 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: A fadiga é um problema bastante comum em componentes mecânicos e que pode levar a falhas de difícil previsão. Portanto, o estudo da vida a fadiga é importante principalmente para situações que oferecem riscos à vida humana, podendo-se destacar materiais utilizados na indústria aeronáutica, como é o caso da liga de Al 7050-T7451. Apesar de existirem vários estudos recentes tratando do comportamento dessa liga em carregamentos cíclicos, pouco se conhece sobre o efeito de entalhes agudos na vida a fadiga desse material. O presente trabalho investiga o comportamento de um corpo de prova feito da liga Al 7050- T7451, com um entalhe agudo, a partir de modelos de previsão de vida que incluem efeitos elasto-plásticos. Para estimativa de vida utilizou-se duas abordagens. A primeira focada na determinação de deformações na raiz do entalhe. A segunda considerou a estimativa das distribuições de tensões e de deformações nas proximidades da raiz do entalhe, conforme o método da intensidade do campo de tensão-deformação modificado (SSFI modificado). Tais abordagens geraram estimativas de vida, que foram comparadas a valores experimentais da literatura como forma de validar a metodologia aplicada. Verificou-se, para as estimativas geradas pela análise de deformações na raiz do entalhe, grande discrepância entre os resultados obtidos e os dados experimentais. Para o método SSFI modificado, todas estimativas de vida apresentaram maior correlação aos valores experimentais. Nesse segundo método, as estimativas para fadiga de alto ciclo ainda apresentaram certa discrepância aos dados experimentais, com erros da ordem de 60%, enquanto nas estimativas de baixo ciclo obteve-se melhor correlação, com erros da ordem de 6%. Concluiu-se que a metodologia elasto-plástica de previsão de vida utilizada, com base nas deformações na raiz do entalhe, não é adequada na previsão de vida a fadiga da liga Al 7050-T7451 com entalhe agudo, enquanto o método SSFI modificado apresenta melhores previsões de vida, sobretudo em fadigas de baixo ciclo.
Abstract: Fatigue is a common problem in mechanical componentes and it could lead to failures of difficult prediction. So, the study of fatigue life is important mainly in harzadous situations, such as in materials used in the aerospace industry, like the alloy Al 7050-T7451. Even though there are many recent studies about the behavior of this alloy in cyclic loadings, little is known about the effect of sharp notches in fatigue life of this material. The present work investigates the behaviour of a specimen made of Al 7050-T7451 alloy, with a sharp notch, based on models of fatigue life prediction that include elasto-plastic effects. For life estimates, two approaches were used. The first one focused on determining strains on notch root. The second one considered the estimatives of stress and strain distribution in the proximites of notch root, according to modified Stress-Strain Field Intensity (modified SSFI) method. Such approaches brought life estimates, which were compared to experimental values from literature to validate the applied methods. It was verified, for estimates obtained by the analyse of strains on notch root, great discrepancy between obtained results and experimental data. For modified SSFI method, all life estimates presented higher correlation to experimental values. In this second method, the estimates for high cycle fatigue still presented certain discrepancy to experimental data, with errors of the order of 60%, while in low cycle fatigue better correlation was obtained, with errors of the order of 6%. It was concluded that the elasto-plastic methodologie of life prediction used, based on strain on notch root, was not suited for predicting fatigue life of Al 7050-T7451 alloy with sharp notch, while the modified SSFI method presented better life predictions, especially in low cycle fatigues.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2017.
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